Em uma importante iniciativa para promover o mercado de viagens de incentivo no Brasil, a Site South America e a Embratur assinaram nesta quarta-feira (11), em Brasília (DF), um Memorando de Entendimento (MOU) para estabelecer uma cooperação estratégica. O acordo reflete o compromisso mútuo de impulsionar o turismo de incentivo como um motor de crescimento econômico e fortalecimento da imagem internacional do Brasil. A cerimônia de assinatura contou com a presença de Marcelo Freixo, Presidente da Embratur, e Jeverson Zanini, presidente do Site South America.

Durante o evento, Freixo, destacou a importância estratégica do turismo de incentivo para o desenvolvimento do setor. “Esta parceria reflete nossa visão de alavancar o enorme potencial do Brasil no mercado de viagens de incentivo, um segmento de grande impacto econômico. Queremos mostrar ao mundo que o Brasil é um destino diferenciado, capaz de oferecer experiências únicas e inesquecíveis para o público corporativo”, afirmou o presidente da Embratur.

O acordo prevê ações em cinco áreas principais de cooperação:

  1. Educação e capacitação
    Promoção de programas de treinamento, certificações (como o CITP – Certified Incentive Travel Professional) e workshops para profissionais do turismo no Brasil.
  2. Pesquisa de mercado e dados
    Realização de estudos e compartilhamento de informações estratégicas para o desenvolvimento do mercado de incentivo no país.
  3. Apoio a eventos do Site no Brasil
    Organização de eventos, conferências regionais e encontros educacionais que fomentem a troca de conhecimento e conexões no setor.
  4. Promoção turística e realização de eventos
    O Site South America, com sua missão de promover negócios por meio de conexões globais e educação, busca unir culturas pelo poder transformador das viagens de incentivo e experiências motivacionais. Este conhecimento será explorado em parceria com a Embratur para posicionar o Brasil como um destino internacional atrativo, aumentando o fluxo de turistas estrangeiros que buscam viagens de incentivo.
  5. Melhores práticas
    O Site South America trabalhará constantemente com a Embratur e outras autoridades governamentais relevantes para destacar e debater práticas que auxiliem o Brasil a se tornar um destino de destaque no mercado de viagens de incentivo e experiências motivacionais.

Zanini enfatizou a parceria e o papel estratégico do Brasil no mercado de viagens de incentivo. “É com grande entusiasmo que, nós do Site, celebramos esta parceria com a Embratur. Como a única associação global dedicada exclusivamente às viagens de incentivo, reconhecemos a relevância desse segmento como um motor estratégico do turismo global”, comenta o presidente do Site South America.

“O Brasil, com seu imenso potencial como destino receptivo, destaca-se como uma peça-chave nesse cenário. Além disso, para o Site, fortalecer nossa presença junto ao trade brasileiro não é apenas uma oportunidade, mas uma prioridade estratégica. O Brasil representa um mercado vibrante e promissor, e o fortalecimento de nossa atuação na América Latina será um dos pilares do nosso crescimento em 2025”, complementa Zanini.

Este memorando representa um passo importante para ampliar o posicionamento do Brasil como um dos destinos mais atraentes para viagens de incentivo no mundo, ao mesmo tempo que reforça o papel do turismo como um vetor de desenvolvimento econômico e social.