A partir desta quarta-feira (22), Madri, na Espanha, recebe a Feira Internacional de Turismo (Fitur), um dos maiores eventos globais do setor. Com a participação de 156 países, 884 expositores e mais de 9,5 mil empresas, a feira deve atrair cerca de 250 mil visitantes, entre profissionais e público geral. Nesta edição, o Brasil será o país homenageado, destacando-se como protagonista no cenário turístico mundial.

“Neste ano importante para o Brasil, quando seremos sede do BRICS e da COP30, iniciamos com uma excelente oportunidade de apresentar ao mundo a força do Brasil como destino turístico internacional e também atrair investimentos estratégicos para o setor no país”, afirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Diversidade brasileira em evidência

Com um estande de 308 m², o Brasil apresentará ao público sua rica diversidade cultural e natural. Serão 37 coexpositores de diferentes estados, promovendo os atrativos turísticos de todas as regiões do país. A ampla oferta brasileira inclui seis biomas, 23 patrimônios da Unesco, gastronomia reconhecida mundialmente e uma extensa variedade de destinos naturais.

Além da promoção turística, o Brasil aproveitará o evento para reforçar sua posição como uma das economias mais dinâmicas do mundo e segundo destino mais procurado para investimentos estrangeiros diretos. “Desde 2023, sob a liderança do presidente Lula, temos demonstrado resiliência e compromisso com responsabilidade econômica, social e ambiental. O Brasil está em um excelente momento para o turismo”, complementou Sabino.

Agenda intensa na Fitur

Durante a Fitur, o Brasil participará de uma série de eventos estratégicos. Confira a agenda:

  • Quarta-feira (22/01): Abertura oficial do evento, com a previsão da visita do Rei Felipe VI da Espanha ao estande brasileiro.
  • Quinta-feira (23/01): Lançamento do Guia “Tourism Doing Business: Investindo no Brasil”, destacando oportunidades de investimento no setor. Neste dia, o ministro Celso Sabino assume a presidência do Conselho Executivo da Onu Turismo e participa do Seminário de Investimento Turístico na América Latina e Caribe.
  • Sexta-feira (24/01): O estande do Brasil será palco de encontros bilaterais com representantes de diferentes países, visando novas parcerias e promoção do turismo nacional.

Sustentabilidade como marca brasileira

O compromisso com a sustentabilidade será uma das principais mensagens do Brasil na Fitur. O país promoverá práticas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), reforçando o turismo como um motor de inclusão e progresso sustentável. O destaque será a COP30, que acontecerá em Belém, no Pará, porta de entrada para a Floresta Amazônica.

“A sustentabilidade não é apenas um tema, mas um compromisso que permeia nossa estratégia para o desenvolvimento do turismo e inclusão social”, destacou o ministro.