BRL - Moeda brasileira
EUR
6,43
USD
5,46

Fitur 2025: Brasil busca fortalecer presença no turismo internacional

A partir desta quarta-feira (22), Madri, na Espanha, recebe a Feira Internacional de Turismo (Fitur), um dos maiores eventos globais do setor. Com a participação de 156 países, 884 expositores e mais de 9,5 mil empresas, a feira deve atrair cerca de 250 mil visitantes, entre profissionais e público geral. Nesta edição, o Brasil será o país homenageado, destacando-se como protagonista no cenário turístico mundial.

“Neste ano importante para o Brasil, quando seremos sede do BRICS e da COP30, iniciamos com uma excelente oportunidade de apresentar ao mundo a força do Brasil como destino turístico internacional e também atrair investimentos estratégicos para o setor no país”, afirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Diversidade brasileira em evidência

Com um estande de 308 m², o Brasil apresentará ao público sua rica diversidade cultural e natural. Serão 37 coexpositores de diferentes estados, promovendo os atrativos turísticos de todas as regiões do país. A ampla oferta brasileira inclui seis biomas, 23 patrimônios da Unesco, gastronomia reconhecida mundialmente e uma extensa variedade de destinos naturais.

Além da promoção turística, o Brasil aproveitará o evento para reforçar sua posição como uma das economias mais dinâmicas do mundo e segundo destino mais procurado para investimentos estrangeiros diretos. “Desde 2023, sob a liderança do presidente Lula, temos demonstrado resiliência e compromisso com responsabilidade econômica, social e ambiental. O Brasil está em um excelente momento para o turismo”, complementou Sabino.

Agenda intensa na Fitur

Durante a Fitur, o Brasil participará de uma série de eventos estratégicos. Confira a agenda:

  • Quarta-feira (22/01): Abertura oficial do evento, com a previsão da visita do Rei Felipe VI da Espanha ao estande brasileiro.
  • Quinta-feira (23/01): Lançamento do Guia “Tourism Doing Business: Investindo no Brasil”, destacando oportunidades de investimento no setor. Neste dia, o ministro Celso Sabino assume a presidência do Conselho Executivo da Onu Turismo e participa do Seminário de Investimento Turístico na América Latina e Caribe.
  • Sexta-feira (24/01): O estande do Brasil será palco de encontros bilaterais com representantes de diferentes países, visando novas parcerias e promoção do turismo nacional.

Sustentabilidade como marca brasileira

O compromisso com a sustentabilidade será uma das principais mensagens do Brasil na Fitur. O país promoverá práticas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), reforçando o turismo como um motor de inclusão e progresso sustentável. O destaque será a COP30, que acontecerá em Belém, no Pará, porta de entrada para a Floresta Amazônica.

“A sustentabilidade não é apenas um tema, mas um compromisso que permeia nossa estratégia para o desenvolvimento do turismo e inclusão social”, destacou o ministro.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

UE aprova fim da cobrança por...

Medida da UE sobre bagagem ainda será negociada com Estados-membros; companhias aéreas e entidades do setor reagem com críticas à proposta

Parintins 2025 deve bater recordes e...

Ministro Celso Sabino destaca o potencial do evento para impulsionar o turismo cultural e a imagem do Brasil no exterior

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Greve de controladores de tráfego aéreo...

Paralisações nos dias 3 e 4 de julho devem afetar voos em toda a Europa; impacto pode atingir sobrevoos e conexões com destinos como Portugal e Marrocos

The Brando leva proposta de luxo...

Resort de luxo sustentável The Brando aposta em experiências exclusivas e preservação ambiental para atrair viajantes do mercado brasileiro

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS