O turismo corporativo no Brasil atingiu um marco histórico em 2024, com um faturamento de R$130 bilhões, segundo levantamento da FecomercioSP em parceria com a Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev). O crescimento de 5,3% em relação ao ano anterior é o maior registrado desde o início da série histórica em 2011, destacando o setor como um dos motores econômicos no país.

Ao contrário do turismo a lazer, o setor corporativo é guiado pela eficiência e pelo planejamento estratégico. Beatriz Oliveira, fundadora e CEO da Pervoy Turismo, explica que o sucesso das viagens a trabalho depende de uma organização ágil e centralizada.

“As agências precisam oferecer ferramentas que otimizem o processo e minimizem o tempo gasto pelos colaboradores na organização da viagem. A prontidão e a flexibilidade, especialmente em casos de alterações de voos ou imprevistos, são fundamentais”, destacou Beatriz.

Além do planejamento, a especialista reforça a importância de um suporte abrangente, com acompanhamento durante toda a viagem e até mesmo após o retorno. “Ao final, o RH da empresa recebe um relatório completo com todas as despesas, facilitando o reembolso e otimizando o processo administrativo”, acrescentou.

Bleisure: a fusão entre negócios e lazer

Uma das grandes tendências para 2025 é o bleisure, uma modalidade de viagem que combina compromissos profissionais com momentos de lazer. Segundo Beatriz, essa prática tem sido impulsionada principalmente pela geração millennial, que valoriza experiências e busca equilibrar vida profissional e pessoal.

“A inclusão de atividades de lazer em roteiros corporativos reflete uma mudança no comportamento das empresas, que têm adaptado suas políticas de viagem para atender às demandas de qualidade de vida de seus colaboradores”, afirmou.

A especialista também destacou o papel da retomada do trabalho presencial, após o período pandêmico de 2020 a 2023, no fortalecimento dessa tendência. “Além de promover bem-estar, o bleisure permite que os viajantes aproveitem a oportunidade de conhecer a cultura local, o que aumenta a satisfação e o engajamento dos funcionários”, comentou Beatriz.

Em 2024, os destinos mais requisitados no turismo corporativo pela Pervoy Turismo incluíram locais nacionais e internacionais como Bahia, Curitiba, Porto Alegre, Colômbia, Estados Unidos e Moçambique.

A projeção para o próximo ano aponta para a continuidade do crescimento do setor, com empresas e profissionais cada vez mais alinhados às novas demandas, como o bleisure, que promete transformar a forma de viajar a trabalho, trazendo um equilíbrio entre produtividade e qualidade de vida.