BRL - Moeda brasileira
EUR
6,44
USD
5,48

Surtos de noroví­rus em cruzeiros atingem ní­vel recorde em 2024

No mês passado, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) relataram até sete casos de doenças gastrointestinais em navios de cruzeiro. O agente causador em seis desses casos foi o norovírus, um vírus altamente contagioso que afeta o estômago. Na verdade, 2024 foi o pior ano em uma década para surtos de doenças gastrointestinais. De acordo com o CDC, houve 18 surtos em navios de cruzeiro em 2024. Todos, exceto quatro, foram causados pelo norovírus — dois agentes causadores são desconhecidos, enquanto os outros dois foram identificados como salmonela e E. coli.

Embora o norovírus também possa ocorrer em terra, os surtos são mais frequentemente relatados em cruzeiros porque o ambiente de convivência próxima aumenta as chances de contágio. Aqueles que contraem o vírus podem apresentar diarreia, vômito e desidratação. Os sintomas duram alguns dias e o vírus pode se espalhar rapidamente pelo contato direto com pessoas infectadas, consumo de alimentos contaminados ou toque em superfícies contaminadas.

Centenas de passageiros foram afetados em dezembro enquanto viajavam em cruzeiros da Cunard Line, Holland America e Princess Cruises. O CDC considera um surto quando 3% ou mais dos passageiros e tripulantes são afetados pela doença. No mês passado, três navios da Holland America — Zuiderdam, Rotterdam e Eurodam — tiveram surtos de norovírus.

Curiosamente, o Zuiderdam recebeu uma pontuação de 100 de 100 do CDC em agosto. No entanto, o surto foi relatado em 11 de dezembro, quando 87 passageiros (de um total de 1,9 mil) e 4 tripulantes (de 757) relataram sintomas de diarreia e vômito. No navio Rotterdam, 127 passageiros e 16 tripulantes adoeceram, enquanto no Eurodam, 86 passageiros e 8 tripulantes foram afetados. Em todos os três casos, os navios foram desinfetados e os passageiros doentes foram isolados.

O CDC monitora ativamente e avalia os navios de cruzeiro em relação a infecções por meio do Programa de Saneamento de Embarcações. Os navios recebem notas, sendo 86 ou mais considerada uma pontuação satisfatória. O Zuiderdam obteve uma nota perfeita de 100 em sua última inspeção em agosto. No entanto, o surto foi relatado em 11 de dezembro, com 87 passageiros e quatro tripulantes apresentando sintomas. No Rotterdam, 127 passageiros e 16 tripulantes adoeceram, e no Eurodam, 86 passageiros e oito tripulantes foram afetados. Todos os navios foram desinfetados e os doentes foram isolados. O Rotterdam recebeu uma nota 97 em novembro e o Eurodam uma 99 em junho.

Navegando com segurança

Embora o ano passado tenha sido desafiador para alguns cruzeiros, o CDC também concedeu várias pontuações perfeitas de saneamento a navios. Entre eles estão o Mariner of the Seas, da Royal Caribbean, o Seven Seas Grandeur, da Regent Seven Seas, o Norwegian Escape, da Norwegian Cruise Line, e os navios Koningsdam e Zuiderdam, da Holland America.

O CDC realiza inspeções surpresa em navios de cruzeiro duas vezes por ano. Os inspetores verificam diversos aspectos de higiene e saneamento, incluindo sistemas de água potável, cozinhas e refeitórios, limpeza dos quartos, piscinas, controle de pragas, ventilação, centros infantis e áreas médicas.

Um navio falha na inspeção se obtiver uma pontuação inferior a 85 e deve corrigir as violações antes da próxima inspeção. No entanto, a agência só inspeciona cruzeiros que estão sob sua jurisdição, ou seja, que entram em um porto dos EUA, transportam mais de 13 passageiros e têm um itinerário internacional. Se um cruzeiro opera fora dos EUA por um longo período, ele é inspecionado assim que retorna.

Para manter condições saudáveis a bordo, o CDC recomenda que os passageiros relatem qualquer doença. Também sugere lavar as mãos regularmente, manter-se hidratado e descansar bem para evitar problemas de saúde durante a viagem. Se um passageiro perceber alguém passando mal, o CDC orienta a deixar a área e informar a tripulação.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Brasilturis 897 – Junho 2025

IOF EM ALTA - Nova alíquota sobre remessas internacionais...

Greve de controladores de tráfego aéreo...

Paralisações nos dias 3 e 4 de julho devem afetar voos em toda a Europa; impacto pode atingir sobrevoos e conexões com destinos como Portugal e Marrocos

UE aprova fim da cobrança por...

Medida da UE sobre bagagem ainda será negociada com Estados-membros; companhias aéreas e entidades do setor reagem com críticas à proposta

The Brando leva proposta de luxo...

Resort de luxo sustentável The Brando aposta em experiências exclusivas e preservação ambiental para atrair viajantes do mercado brasileiro

FOHB realiza VII Fórum Nacional da...

Com o tema “Conhecimento e Inspiração”, evento do FOHB reúne líderes do setor no dia 15 de setembro no Pullman São Paulo Vila Olímpia

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS