As cidades brasileiras que desejam integrar a Rede de Cidades Criativas da Unesco têm até esta segunda-feira (10) para submeter suas candidaturas à fase nacional do processo seletivo. A seleção é conduzida pela Comissão Nacional do Brasil para a Unesco, em parceria com os Ministérios da Cultura e do Turismo. O país poderá indicar duas localidades para formalizar a inscrição junto à organização internacional.
Os municípios interessados devem encaminhar suas propostas, em inglês ou francês, para o e-mail [email protected]. O resultado da etapa nacional será divulgado em 24 de fevereiro. As cidades selecionadas terão até 3 de março, às 20h no horário de Brasília (meia-noite no horário de Paris), para registrar suas candidaturas na plataforma da Unesco.
Criada em 2004, a Rede de Cidades Criativas busca fortalecer a cooperação entre localidades que utilizam a criatividade e a cultura como pilares de desenvolvimento sustentável. Ao integrar a iniciativa, os municípios assumem o compromisso de fomentar as indústrias culturais e criativas em suas políticas locais, além de colaborar com ações internacionais promovidas pela Unesco.
O Ministério do Turismo reforça a importância da participação do Brasil nessa rede global, que fortalece o turismo cultural e impulsiona as economias criativas locais. “Ao fazer parte da Rede, os municípios se comprometem em compartilhar boas práticas e desenvolver parcerias com o setor público, privado e a sociedade civil. São esforços importantes que fortalecem a produção e difusão de bens e serviços culturais, ampliam oportunidades para os criadores, estimulam polos de inovação e garantem maior acesso à cultura, especialmente para grupos vulneráveis”, afirma Bárbara Blaudt, diretora do Departamento de Ordenamento, Inteligência e Desenvolvimento do Ministério do Turismo.
Uma novidade desta edição é a inclusão da categoria Arquitetura, que se soma às sete áreas já existentes: artesanato e artes populares, artes midiáticas, filme, design, gastronomia, literatura e música. A ampliação reflete a evolução da Rede e abre novas possibilidades para os municípios brasileiros interessados em destacar sua identidade cultural.
Atualmente, 14 cidades do Brasil fazem parte da Rede de Cidades Criativas da Unesco, entre elas Curitiba (Design), Salvador (Música) e Rio de Janeiro (Literatura). O governo federal busca ampliar essa representatividade, incentivando mais municípios a se candidatarem e a fortalecerem suas conexões internacionais por meio da cultura e do turismo criativo.
Agenda