O turismo internacional no Rio de Janeiro cresceu 26,8% em 2024, superando a média nacional (12,6%) e a global (11%), segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT). O desempenho positivo é resultado da ampliação da conectividade aérea, do fortalecimento do Aeroporto RioGaleão e de estratégias de promoção do destino. Com esse cenário favorável, a cidade fechou o ano com 1,5 milhão de visitantes estrangeiros, alcançando patamares próximos aos de 2014.

Os latino-americanos foram responsáveis por grande parte desse fluxo, com destaque para argentinos (455.299 visitantes), chilenos (278.902) e uruguaios (56.623), de acordo com a Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur/RJ). Eventos de grande porte ajudam a impulsionar esse movimento, como o show da cantora colombiana Shakira, marcado para 11 de fevereiro, no Estádio Nilton Santos.

Para a apresentação, a operadora DMC Mais Brasil Viagens, de Flávio Valle, está organizando o receptivo de quase 500 turistas latino-americanos, vindos especialmente da Argentina, Chile, Bolívia, Paraguai e Uruguai. “Cerca de 90% desses turistas optam por se hospedar na Barra da Tijuca, onde as tarifas hoteleiras podem ser até 30% mais acessíveis em comparação a bairros turísticos tradicionais, como Copacabana e Ipanema”, explica Valle.

Além dos preços competitivos, a Barra da Tijuca se destaca pela infraestrutura moderna, praias mais tranquilas e ampla oferta gastronômica e de lazer. O público latino que busca novas experiências no Rio tem impulsionado a hotelaria da região. No Lagune Barra Hotel, localizado no complexo do Riocentro, na Barra Olímpica, o público latino tem se tornado cada vez mais expressivo. Para esta alta temporada, o volume de room nights aumentou 113% em relação ao ano anterior . “Esse número pode ser ainda maior, considerando que alguns hóspedes têm dupla cidadania e podem apresentar um RG em vez do passaporte do seu país de origem”, comenta Fernando Amorim, gerente-geral do hotel.

O Lagune Barra Hotel também tem investido em sua presença na América Latina, participando de feiras internacionais, como a Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT 2024), em Buenos Aires, e a Feira Internacional de Turismo do Paraguai (Fitpar 2024), em Assunção. “Vemos o mercado latino com um enorme potencial de crescimento. Participamos dessas feiras para entender melhor as preferências do público e posicionar o Lagune Barra Hotel como uma escolha de destaque”, afirma Amorim.

Alfredo Lopes, presidente do Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município (HotéisRIO), ressalta que os mercados latinos são estratégicos para o turismo carioca. “Esse movimento crescente é muito bem-vindo, especialmente porque gera uma alta demanda por hotéis de 3 a 4 estrelas, que têm uma presença significativa na cidade”, destaca.

Com crescimento sólido e o fortalecimento da presença latina, o Rio de Janeiro se consolida como um dos principais destinos da América do Sul, reforçando sua atratividade para turistas internacionais.