BRL - Moeda brasileira
EUR
6,63
USD
5,83

WhatsApp Business no turismo: como potencializar seu uso

O WhatsApp é hoje uma ferramenta indispensável para empresas brasileiras, com 95% delas utilizando o aplicativo para se comunicar com clientes, segundo estudo da Yalo. No turismo, esse canal tem se tornado estratégico, facilitando desde o atendimento até a finalização de compras com o WhatsApp Business.

Embora a versão Business ofereça recursos úteis, a API Oficial do WhatsApp se destaca como uma solução mais avançada, permitindo automação no atendimento, suporte personalizado e até integração de pagamentos. “Existem tecnologias como os chatbots que integram canais como site e redes sociais — Facebook Messenger e Instagram Direct — ao atendimento via WhatsApp, tornando tudo mais prático e rápido, por exemplo. E ainda realizam o atendimento automaticamente”, explica Alberto Filho, CEO da Poli Digital.

O uso de chatbots cresce no Brasil, com cerca de 164 mil em operação, conforme dados do Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots. Além de agilizar interações, essas soluções utilizam inteligência artificial para responder dúvidas, agendar serviços e concretizar vendas, otimizando a jornada do consumidor.

Integração e personalização

Os chatbots modernos podem ser integrados a sistemas de CRM, ERP e plataformas de e-commerce. Essa automação permite, por exemplo, atualização de boletos, confirmação de pedidos e alteração de status de entregas sem intervenção manual. “Essa estratégia oferece aos consumidores a possibilidade de iniciar uma conversa em um canal e continuar em outro, sem perder o histórico de interações. Essa continuidade é importante para marcas que lidam com altos volumes de interação, permitindo uma visão centralizada de todos os pontos de contato com o consumidor”, comenta Alberto Filho.

Outro diferencial é a possibilidade de pagamentos integrados diretamente na plataforma. A Poli Digital, por exemplo, desenvolveu o Poli Pay, que permite transações financeiras dentro do chat. Com mais de R$ 6 milhões movimentados, a ferramenta facilita o processo de compra e aumenta as chances de conversão. “O objetivo é proporcionar uma experiência de compra fluida, eliminando barreiras e ampliando as chances de conversão”, complementa Alberto Filho.

Segurança e confiabilidade

Para empresas que desejam adotar a API Oficial do WhatsApp, Alberto Filho ressalta a importância de buscar fornecedores homologados pelo Grupo Meta. Isso garante conformidade com as diretrizes da plataforma, evita suspensões e protege os dados dos usuários.

“Com o avanço da API Oficial do WhatsApp como plataforma central para vendas, atendimento e marketing, as marcas que aderirem a essas tendências estarão alinhadas às práticas globais de comunicação e inovação em 2025. Isso permitirá a oferta de experiências diferenciadas e a conquista de uma fatia maior em um mercado cada vez mais competitivo”, finaliza o CEO da Poli Digital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Peru reforça turismo de fronteira com...

a:51:{i:0;O:8:"stdClass":7:{s:2:"id";i:623804;s:5:"title";O:8:"stdClass":1:{s:8:"rendered";s:72:"Fullwidth, vertically aligned headline on right with description on...

MSC Cruzeiros abre vendas para temporada...

Durante a cerimônia de encerramento da temporada 2024/2025, a...

MSC projeta novo itinerário no litoral...

A MSC Cruzeiros tem novos planos traçados temporada 2025/2026:...

Destinos brasileiros disputam Green Destinations Stories...

Destinos brasileiros com iniciativas de turismo sustentável estão concorrendo...

Cruzeiros de expedição contemplam destinos e...

Durante a primeira edição do Cruise360 Brasil, promovido pela...

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS