BRL - Moeda brasileira
EUR
6,44
USD
5,48

Brasil lidera discussões sobre desenvolvimento do turismo regional no Brics

Encontro virtual reuniu 11 países para debater estratégias de fortalecimento do setor; reunião presencial será em maio, em Brasília

O fortalecimento do turismo regional esteve no centro das discussões da 1ª Reunião Técnica de 2025 do Grupo de Trabalho de Turismo do Brics, realizada por videoconferência nos dias 17 e 18 de março. Sob a liderança do Ministério do Turismo do Brasil, representantes dos 11 países do bloco apresentaram suas estratégias e debateram formas de aprimorar a cooperação internacional no setor.

Durante o encontro, o Brasil apresentou um relatório detalhando a situação do turismo regional nos países que compõem o Brics – Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã. O documento propôs ações em áreas estratégicas, como infraestrutura, diversificação da oferta turística, qualificação profissional, cooperação público-privada, incentivos financeiros e promoção internacional dos destinos.

Ana Carla Lopes, secretária executiva do Ministério do Turismo, ressaltou a importância do setor para o desenvolvimento sustentável e destacou a necessidade de fortalecer a cooperação entre os países. “Que possamos fortalecer cada vez mais o turismo como ferramenta estratégica de cooperação. Estamos convictos de que este grupo continuará a ser um motor de ações positivas para nossas nações e para o mundo”, declarou.

Outro ponto debatido na reunião foi a resiliência do turismo diante de desafios globais, além da crescente atratividade dos nômades digitais, profissionais que trabalham remotamente e escolhem diferentes países como base temporária. Para aprofundar o estudo sobre essas tendências, o Brasil distribuiu questionários aos demais membros do Brics, coletando informações sobre políticas e incentivos já implementados.

Kamila Zardini, chefe substituta da Assessoria Especial de Relações Internacionais do Ministério do Turismo do Brasil, enfatizou a relevância do compartilhamento de boas práticas entre os países-membros. “Os países do Brics, especialmente com a recente inclusão de novos membros, compartilham semelhanças e, simultaneamente, exibem uma diversidade significativa, além de estarem geograficamente distantes. Essa diversidade oferece uma oportunidade única para compartilhamento de experiências, aprendizado mútuo e cooperação no setor de turismo”, observou.

A próxima reunião técnica do Grupo de Trabalho de Turismo do Brics está agendada para o dia 9 de maio, em Brasília, no formato presencial. Três dias depois, no dia 12 de maio, também na capital federal, ocorrerá a Reunião Ministerial de Turismo do bloco, onde os pontos discutidos serão consolidados em uma declaração conjunta.

Desde 1º de janeiro de 2025, o Brasil ocupa a presidência do Brics sob o lema “Fortalecendo a Cooperação do Sul Global por uma Governança mais Inclusiva e Sustentável”. Entre as prioridades da gestão brasileira, estão a sustentabilidade e o combate às mudanças climáticas. A Cúpula de Líderes do Brics será realizada em julho, no Rio de Janeiro.

A regionalização do turismo também é uma diretriz do Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, que visa ampliar o impacto social e econômico do setor no Brasil. Entre as iniciativas contempladas, estão o Plano de Adaptação Climática para o Turismo e diretrizes voltadas ao nomadismo digital, tendência global que vem crescendo nos últimos anos.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Rafael Destro
Rafael Destro
Redator - E-mail: Rafael@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Brasilturis 897 – Junho 2025

IOF EM ALTA - Nova alíquota sobre remessas internacionais...

Greve de controladores de tráfego aéreo...

Paralisações nos dias 3 e 4 de julho devem afetar voos em toda a Europa; impacto pode atingir sobrevoos e conexões com destinos como Portugal e Marrocos

FOHB realiza VII Fórum Nacional da...

Com o tema “Conhecimento e Inspiração”, evento do FOHB reúne líderes do setor no dia 15 de setembro no Pullman São Paulo Vila Olímpia

UE aprova fim da cobrança por...

Medida da UE sobre bagagem ainda será negociada com Estados-membros; companhias aéreas e entidades do setor reagem com críticas à proposta

Disney Cruise Line acelera expansão com...

Disney Cruise Line lança dois novos navios em 2025, expande operações para a Ásia e reforça seu modelo de cruzeiros com experiências imersivas

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS