São Paulo (SP) – A Bradesco Cartões marcou presença na WTM Latin America 2025, feira de turismo realizada entre os dias 14 e 16 de abril no Expo Center Norte, na capital paulista. Na ocasião, a empresa reforçou seu compromisso contínuo com o setor de viagens e eventos corporativos, apresentando o aperfeiçoamento de soluções digitais voltadas ao ecossistema B2B, especialmente os cartões virtuais por transação, conhecidos como Virtual Card Numbers (VCNs).
“Esse é um setor que demanda muito crédito e ferramentas de pagamento, soluções eficazes”, pontuou Manoel Vale, gestor de Relações com o mercado de Turismo da Bradesco Corporate, divisão do banco dedicada a desenvolver soluções específicas para o segmento. “Há muitos anos, a gente apoia esse setor com soluções de cartões, principalmente para viagens e eventos corporativos”, acrescenta.
Os VCNs têm se consolidado como alternativa prática e segura para a gestão de despesas com passagens aéreas, hospedagens, locação de veículos e demais serviços relacionados ao turismo corporativo. Segundo Vale, uma das principais vantagens da tecnologia é a conciliação nativa, que automatiza o processo de pagamento e controle. “Quando um viajante frequente solicita sua viagem através de um Online Booking Tool (OBT), essa transação já está integrada para gerar um cartão que paga aquela hospedagem, por exemplo. Já nasce conciliada”, explica.
A solução também vem sendo adaptada para atender a eventos corporativos, com fluxos de aprovação pré-estabelecidos e integração com sistemas de gestão. “Esse segmento, entre eventos e viagens corporativas, tem um potencial de faturamento de R$ 60 a 80 bilhões por ano. É um mercado muito grande”, afirma.
Foco contínuo em inovação e proximidade com o trade
A atuação da Bradesco Cartões nesse nicho se dá em várias frentes. Além dos produtos financeiros, há um trabalho robusto de relacionamento com operadoras, agências, organizadores de eventos e fornecedores do setor. “Hoje, se você olhar nos estandes aqui na feira e em todos os eventos do setor, o Bradesco é o banco que mais apoia o turismo. Estamos há muitos anos junto da Alagev, da Abracorp, da Academia de Viagens, da Abav, da BTM, da Festuris, entre outros”, destaca.
“O segmento de viagens corporativas demanda soluções tailor-made. As empresas precisam de gestão, relatórios, benefícios, seguros gratuitos. Já temos esses produtos na prateleira e estamos sempre buscando novos, como os próprios VCNs que já estão muito implantados nesse setor”, complementas.
Mesmo com a atuação expressiva, a empresa não pretende desacelerar. Segundo Vale, o ano de 2024 foi positivo, com metas de faturamento e aquisição de novos clientes alcançadas. “E este ano ainda é cedo, estamos só no primeiro trimestre, mas seguimos na mesma toada”, salienta.
Quanto aos próximos passos, Vale reforça que a missão é apoiar esse setor cada vez mais. “Sempre que identificarmos uma nova necessidade, vamos desenvolver e colocar em produção soluções que atendam o mercado de forma eficaz”, pontua. Segundo ele, o compromisso do Bradesco Cartões é justamente esse: ouvir o mercado e transformar demandas em produtos.