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Fernando de Noronha lança marca de destino na WTM Latin America

Identidade visual destaca Morro Dois Irmãos e une turismo, paisagem e preservação de Fernando de Noronha em design moderno e versátil

São Paulo (SP) – Fernando de Noronha (PE) deu um passo importante rumo ao fortalecimento de sua presença no mercado turístico nacional e internacional com o lançamento de sua nova marca de destino. A apresentação oficial aconteceu nesta segunda-feira (14), no estande de Pernambuco, durante o primeiro dia da WTM Latin America 2025, feira de turismo que acontece nos das 14, 15 e 16 de abril no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).

Desenvolvida pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), a nova identidade visual foi recebida com entusiasmo pelo trade turístico da ilha, que acompanhou o lançamento ao lado de autoridades como Diogo Beltrão, diretor de Comunicação e Marketing da Empetur; Lucia Smith, da Associação das Pousadas de Fernando de Noronha; Ailton Flor, presidente da Associação de Hotelaria de Fernando de Noronha; e Hayrton Almeida, presidente do Convention Bureau de Fernando de Noronha e do Contur.

A marca, que traz uma representação estilizada do Morro Dois Irmãos, foi concebida com o objetivo de traduzir a essência da ilha, unindo elementos de paisagem, turismo e preservação ambiental em um design contemporâneo e versátil. “A nova marca de Fernando de Noronha traz uma representação moderna, que traduz a essência do destino. Ela une elementos de paisagem, turismo e preservação ambiental em um design que marca uma nova fase na comunicação visual do arquipélago”, destaca Eduardo Loyo, presidente da Empetur.

Beltrão reforçou a importância da iniciativa como uma resposta a uma demanda antiga dos empresários locais. “A marca de destino de Fernando de Noronha era uma demanda antiga do trade turístico da ilha. Como ferramenta de promoção, é fundamental ter uma marca consolidada, que represente bem a personalidade do destino”, afirma.

Segundo ele, o desenvolvimento da identidade visual foi feito a várias mãos e já nasceu com o apoio expressivo do trade. “Estamos muito feliz que essa marca vai poder embalar a promoção do turismo da ilha de Fernando de Noronha com solidez. Ela vai harmonizar toda a comunicação visual da ilha, mesmo após governos, porque já foi abraçada pelos empresários locais”, destaca Beltrão.

O novo logotipo é composto por traços fluidos e contornos geométricos que reinterpretam o Morro Dois Irmãos de forma abstrata, permitindo flexibilidade de aplicação em diversos suportes sem perder a identidade. As curvas internas representam o movimento natural do vento, das marés e da topografia da ilha, alinhando-se à proposta sustentável e à imagem que Noronha busca projetar ao mundo.

Empetur Fernando de Noronha
Diogo Beltrão, diretor de Comunicação e Marketing da Empetur.
Crédito: Matheus Alves/Brasilturis

Promoção contínua e calendário de ações

A nova marca será utilizada em todas as ações promocionais da entidade a partir deste ano. “Vamos estar em todos os estandes do Governo de Pernambuco com destaque para a marca de Fernando de Noronha. Além disso, temos várias ações na própria ilha em que essa identidade será usada para embalar toda a comunicação”, explica Beltrão.

Entre as ações previstas estão eventos culturais e gastronômicos que terão a nova identidade como elemento unificador, como festivais de música, gastronomia e literatura programados ao longo de 2025.

Mais conectividade com São Paulo

O lançamento da marca coincide com um novo momento para a conectividade aérea da ilha. Desde 1º de abril, a Gol Linhas Aéreas opera voos diretos entre São Paulo e Fernando de Noronha. A partir de 1º de maio de 2025, a Latam também iniciará sua operação na rota, conectando diretamente o principal polo emissor de turistas do país ao arquipélago pernambucano.

A ampliação das rotas aéreas reforça a expectativa de aumento no fluxo de visitantes, impulsionado agora por uma identidade visual fortalecida e alinhada com os valores e a proposta do destino. “Fernando de Noronha é um destino único no Brasil. Ter uma marca consolidada ajuda a reforçar esse posicionamento de exclusividade e reconhecimento internacional”, conclui Beltrão.

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