BRL - Moeda brasileira
EUR
6,31
USD
5,39
Rafael Destro
Rafael Destro
Redator - E-mail: Rafael@brasilturis.com.br

Mato Grosso do Sul recebe novos voos da Azul e lança festivais

Durante a WTM Latin America, Bruno Wendling apresentou a programação dos festivais de Bonito e Corumbá e anunciou voos diretos da Azul

O Mato Grosso do Sul está determinado a transformar cultura em vetor de atração turística. Durante a WTM Latin America 2025, Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo do Estado (Fundtur-MS), apresentou ao Brasilturis a nova estratégia de promoção do destino, unindo os principais festivais culturais ao lançamento de voos diretos da Azul para Bonito e Corumbá, duas das cidades mais icônicas do estado.

“Este ano, não lançamos apenas o Festival de Inverno de Bonito. Lançamos os Festivais do Mato Grosso do Sul como um selo cultural”, destacou Wendling, apontando a força da arte, música e gastronomia da região. O foco é transformar eventos já consolidados em ferramentas estratégicas de geração de fluxo turístico. A iniciativa inclui quatro grandes celebrações: Festival América do Sul, Festival de Inverno de Bonito, Bonito CineSul (de cinema sul-americano) e o São João de Corumbá.

Corumbá, tida como o berço cultural do estado, sedia de 15 a 18 de maio o Festival América do Sul. A programação contará com Alcione, Pixote, Xamã, Dudu do Cavaco e a Orquestra América do Sul, que reúne músicos de diversos países do continente. Outro destaque é a participação do Buena Vista Social Club, com integrantes de Cuba e da Argentina.

Já Bonito receberá o tradicional Festival de Inverno entre 20 e 24 de agosto. Elba Ramalho com Maestro Spok abrem o evento, seguidos por nomes como Titãs, Samuel Rosa, Jorge Aragão e Guilherme & Santiago. Segundo Wendling, “são eventos multiculturais que englobam 17 áreas da cultura e valorizam também a gastronomia regional”.

Para facilitar o acesso aos destinos, a Azul lançou voos diretos de Campinas para Bonito e Corumbá, substituindo o antigo modelo circular. “Nosso foco não é só criar demanda, mas atender com qualidade quem já chega ao estado. Só a pesca esportiva em Corumbá movimenta 20 mil turistas por ano, gerando até R$ 200 milhões”, ressaltou o dirigente.

Os voos terão frequências de três a quatro vezes por semana, conectando diretamente os turistas a destinos de ecoturismo, cultura e aventura. Além disso, a região investe na diversificação de produtos com iniciativas como cruzeiros ecológicos, afroturismo, trilhas de longo curso na Serra do Amolar e o turismo de base comunitária.

Com apoio do governo estadual e prefeituras locais, os festivais são uma vitrine para a cultura sul-mato-grossense e uma ferramenta de desenvolvimento econômico. “A cultura fomenta a economia local. É investimento alto, mas com grande retorno para o turismo e para a população”, concluiu Wendling.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Greve suspende voos da Air Canada...

Paralisação dos comissários de bordo afeta voos da Air Canada e a subsidiária Rouge, impactando cerca de 130 mil passageiros por dia

MSC lança hospedagem pré-cruzeiro em Santos...

Serviço inédito oferece estadia em hotéis parceiros com café da manhã e traslado ao porto, ampliando o conforto e a conveniência para viajantes

Com novos produtos, BeFly projeta segundo...

Queensberry e Qby ampliam oferta de produtos, apostam em exclusividade e encerram semestre com resultado acima das metas

ICH lança campanha com prêmio de...

Ação “A Viagem dos Seus Sonhos” premia agentes de viagens com vales-compra e viagem internacional como parte dos 25 anos da rede

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS