A Atlantica Hospitality International, rede hoteleira com mais de 180 empreendimentos e 28 mil quartos em todo o país, avança em sua jornada de inovação com o segundo ciclo do Idear, O programa interno tem como objetivo integrar os colaboradores na cultura de inovação da empresa, estimulando novas ideias focadas nos objetivos de negócio, seja nos processos da operação como na experiência dos hóspedes.
Após uma primeira etapa bem-sucedida – na qual 70 ideias inovadoras dos times dos hotéis foram apresentadas, bem como cinco projetos implantados em toda a rede – a iniciativa se expande, tornando-se acessível a todos os profissionais, incluindo áreas corporativas.
“Mais do que um programa de inovação, o Idear é um convite para que cada um dentro da Atlantica se torne um agente ativo na busca por soluções criativas e impactantes. Com um escopo ainda maior, o projeto reforça o nosso compromisso com a inovação contínua, valorizando as ideias e o talento dos nossos colaboradores para fortalecer a excelência no setor hoteleiro”, explica Juliana Pinheiro, diretora de Transformação da Atlantica Hospitality International.
A nova fase do programa apresentará outras novidades para os participantes. Agora, os colaboradores poderão também propor ideias de forma independente, sem necessariamente envolver as lideranças, ampliando as possibilidades de transformação dentro da companhia. Além disso, haverá a realização de um desafio corporativo, no qual grupos de até cinco pessoas poderão criar projetos para solucionar uma situação específica proposta pela Atlantica.
A nova iniciativa é uma espécie de hackathon – termo que é uma junção das palavras inglesas hack (programar) e marathon (maratona) – que irá reunir profissionais de diferentes áreas da Atlantica para criar soluções inovadoras em um curto espaço de tempo, mas que no caso da administradora a solução não necessariamente irá envolver programação.
“A inovação é sempre lembrada quando é algo disruptivo, mas o que queremos de fato é estimular a inovação incremental, ou seja, ideias de nossos colaboradores que melhorem processos ou acelerem soluções. Afinal, é quem está no dia a dia das nossas operações que conhece muito bem o nosso negócio”, esclarece Juliana.
Com essa iniciativa, a Atlantica segue consolidando seu papel como referência em inovação na hotelaria, incentivando a troca de conhecimento e a construção coletiva de um futuro ainda mais promissor para a rede.
“Estamos animados com essa nova etapa do Idear, que amplia a participação e incentiva ainda mais a cultura da inovação na companhia. Acreditamos que cada colaborador tem o potencial de trazer soluções impactantes, e esse será mais momento de transformação de desafios em oportunidades”, conclui Juliana.
Vale dizer que, recentemente, a rede lançou certificação ambiental para hotéis da rede.