Entre os dias 3 e 5 de junho, Foz do Iguaçu (PR) será o centro das atenções internacionais no enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo. O município paranaense sediará o 2º Encontro de Turismo Responsável, uma iniciativa liderada pelo Ministério do Turismo do Brasil (MTur) em parceria com o Parque Tecnológico de Itaipu (Itaipu Parquetec), Itaipu Binacional e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O evento deve reunir representantes de 15 países da América Latina e Caribe para reforçar a cooperação internacional e fortalecer políticas públicas de prevenção.
A programação do encontro inclui três momentos principais: o Seminário Internacional de Turismo Responsável, a 18ª Reunião Anual do Grupo de Ação Regional das Américas (GARA) e uma oficina de planejamento de ações. O seminário reunirá especialistas, gestores públicos e representantes do trade para compartilhar experiências, boas práticas e mecanismos de engajamento do setor na prevenção ao crime.
Criado em 2005 por iniciativa do próprio Brasil, o GARA completa 20 anos e é formado por países como Argentina, Colômbia, México, Peru e República Dominicana. A plataforma atua como espaço de troca de experiências, permitindo que os países desenvolvam estratégias conjuntas para a erradicação da exploração sexual infantil no turismo.
“A proposta é que haja uma sinergia de ações, além de posicionar o Brasil como líder na defesa dos direitos humanos, especialmente da infância e da adolescência, enviando uma mensagem clara ao mundo de que a exploração sexual de menores não será tolerada”, afirmou Ana Carla Lopes, secretária executiva do MTur, durante reunião preparatória para o evento.
Para Carolina Fávero, coordenadora-geral de Turismo Sustentável e Responsável do MTur, o evento marca um importante passo na mobilização internacional. “Ao sediar um evento internacional sobre o tema, o Brasil não só promove uma reflexão coletiva sobre as ações necessárias para a prevenção desse crime, mas também inspira outros países a adotar uma postura mais proativa”, destacou.
Um dos principais focos da agenda será o fortalecimento do Código de Conduta Brasil, desenvolvido pelo Ministério do Turismo para incentivar empresas do setor a assumirem compromisso com a causa. A adesão à iniciativa exige inscrição no Cadastur e assinatura de um termo de responsabilidade, reforçando a conscientização de funcionários e colaboradores sobre o papel do setor turístico na prevenção de abusos.