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Turismo nacional bate recorde de faturamento em fevereiro

Viagens aéreas, hospedagem e bares impulsionam alta de 5,3% na comparação anual, aponta estudo da FecomercioSP

O turismo brasileiro registrou o maior faturamento da série histórica no mês de fevereiro, alcançando R$ 16,5 bilhões, segundo pesquisa da FecomercioSP. O resultado representa um crescimento de 5,3% em relação ao mesmo mês de 2024, impulsionado pelo bom desempenho da economia e pela maior quantidade de dias úteis. No acumulado do primeiro bimestre, o setor somou R$ 37,3 bilhões, também um recorde.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) atribui o desempenho positivo à recuperação da economia, à manutenção de uma taxa de desemprego mais baixa e à resiliência dos empresários diante da inflação e da elevação dos juros. A expectativa é que o ritmo de crescimento acima de 2% se mantenha nos próximos meses.

Contudo, a entidade alerta para fatores que podem impactar negativamente o desempenho futuro do setor. A reintrodução da exigência de vistos para turistas dos Estados Unidos, Canadá e Austrália, por exemplo, deve prejudicar a competitividade do turismo nacional. Além disso, o fim antecipado do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), que estava previsto para seguir até 2027, deve afetar a previsibilidade e o planejamento dos negócios.

Entre os segmentos analisados, o destaque foi o transporte aéreo, que faturou R$ 4,1 bilhões, um avanço de 9,8% em relação a fevereiro do ano passado. De acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o aumento da demanda impulsionou uma alta anual de 7% no número de viagens, enquanto as tarifas médias permaneceram estáveis.

Outros setores que apresentaram resultados expressivos foram as agências e operadoras de turismo, que somaram R$ 1,3 bilhão em faturamento, com crescimento de 8,3%. Bares, restaurantes e similares também se destacaram, mesmo com o impacto da inflação dos alimentos, movimentando R$ 2,5 bilhões — alta de 6,8%. Já a hotelaria, beneficiada pela elevação da tarifa média e da taxa de ocupação, registrou crescimento de 2,3%, totalizando R$ 2,1 bilhões.

Na análise regional, o Espírito Santo liderou a expansão com um crescimento de 16,9% no mês, seguido por Sergipe, com 12,3%, e Santa Catarina, com 11,4%, impulsionado pela presença de turistas argentinos e a popularidade de Balneário Camboriú.

Os estados de São Paulo e Rio de Janeiro concentraram 45% do faturamento nacional. Em São Paulo, o crescimento anual foi de 5,2%, e no Rio de Janeiro, de 6,7%. Ambos têm recebido investimentos relevantes, como a construção de um novo aeroporto em Olímpia (SP), que promete fomentar ainda mais o turismo interno e internacional.

Por outro lado, alguns estados apresentaram retração. Acre (-8,8%) e Roraima (-8,1%) lideraram as quedas no faturamento turístico em fevereiro.

O levantamento é baseado em dados do IBGE, considerando informações da Pesquisa Anual de Serviços e da Pesquisa Mensal de Serviços, atualizados pelo IPCA. Para atividades com relação parcial ao turismo, a FecomercioSP utilizou dados de emprego e fontes setoriais para estimar a participação turística.

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