O Japão irá implantar um novo sistema digital para a autorização de entrada de turistas estrangeiros a partir de 2028, no entanto, os testes começam ainda neste ano. A expectativa é que a medida aumente a segurança sem dificultar o turismo. Vale dizer que o Brasil e o Japão tem estreitado laços para impulsionar o setor.
O governo japonês anunciou que, a partir deste ano, vão começar os testes para o novo sistema, chamado de Japan Electronic Travel Authorization (Japan eTA), que entrará em vigor oficialmente em 2028. O visitantes deverão preencher um formulário eletrônico com informações pessoais e de viagem, além de pagar uma taxa que ainda será divulgada. A autorização terá validade limitada e será obrigatória mesmo para quem viaja a turismo por curtos períodos.
A decisão de adotar o Japan eTA surge em meio ao aumento do fluxo de turistas internacionais, impulsionado pela reabertura das fronteiras após a pandemia. Ao mesmo tempo, o Japão busca reforçar a segurança nas fronteiras sem comprometer a experiência dos viajantes. As autoridades informaram que o objetivo é tornar o processo simples e rápido, permitindo que turistas façam todo o procedimento de autorização online, antes mesmo de sair de seus países de origem.
Outras mudanças nas regras
Além da exigência da nova autorização de viagem, o Japão também pretende modernizar os controles de imigração em aeroportos e portos marítimos. O projeto inclui a instalação de sistemas de reconhecimento facial mais eficientes, que devem agilizar o fluxo de entrada de passageiros. Assim, o país aposta em tecnologia para reduzir filas e garantir uma fiscalização mais precisa, alinhando-se a práticas já adotadas por outros destinos de grande movimentação turística.
Outra alteração prevista é a atualização do aplicativo Visit Japan Web, que centraliza documentos e declarações necessárias para a entrada no país. De acordo com o governo, a plataforma será adaptada para integrar o novo Japan eTA, facilitando o preenchimento e o envio de informações pelos viajantes. Todas essas mudanças, portanto, têm como meta preparar o Japão para receber um volume cada vez maior de turistas nos próximos anos, especialmente com grandes eventos internacionais programados para o país.