O Terminal de Carga (Teca) do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), recebeu na noite do último domingo (4) uma carga com equipamentos da banda norte-americana System of a Down, que inicia nesta semana a etapa brasileira da turnê “Wake Up Tour”.
Foram desembarcadas cerca de 34 toneladas de equipamentos, distribuídas em 20 paletes. O material será utilizado nos cinco shows programados no Brasil: 6 de maio em Curitiba, 8 no Rio de Janeiro e nos dias 10, 11 e 14 em São Paulo. Após o pouso, os equipamentos passaram por liberação aduaneira da Receita Federal e seguiram em transporte terrestre até os locais dos eventos.
A estrutura do Teca de Viracopos é projetada para operar cargas de grande porte e atender demandas logísticas específicas, como as de turnês internacionais. Os equipamentos da banda foram armazenados em área com acesso restrito, monitorada 24 horas por sistemas de vigilância eletrônica e equipe especializada.
Nos últimos anos, Viracopos foi o ponto de entrada de equipamentos para turnês de artistas como Paul McCartney, Bruno Mars, The Weeknd e Linkin Park. Também recebeu materiais para apresentações de Lady Gaga e Madonna.
Além de shows individuais, o terminal tem apoiado grandes festivais realizados no país. Em 2023, recebeu os equipamentos de som e iluminação para o Lollapalooza, que contou com bandas como Blink-182, Hozier e Kings of Leon. Em anos anteriores, o local também processou cargas de turnês de grupos como Aerosmith, Bon Jovi e Guns N’ Roses.