O Ministério do Turismo (MTur), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), abriu 1.891 vagas gratuitas para cursos presenciais voltados à capacitação de profissionais do setor turístico. As inscrições, voltadas a pessoas com renda familiar per capita de até dois salários mínimos, seguem até esta sexta-feira (16).
A formação é oferecida em 75 cursos presenciais distribuídos por 22 estados e o Distrito Federal. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, e cada candidato poderá se inscrever em apenas uma das opções. Em alguns casos, há exigência de idade mínima ou nível de escolaridade.
A iniciativa dá continuidade à primeira rodada do programa, realizada em abril, que contou com 1.630 vagas e atraiu mais de 4 mil inscritos. O Pará, que sediará a COP30, foi o estado com maior número de inscrições. Na sequência, vieram Rio de Janeiro e Amazonas. Entre os cursos mais procurados esteve o de “Cozinha Amazônica”, destacando o interesse por formações ligadas à biodiversidade e à cultura alimentar regional.
“A construção de políticas públicas voltadas à formação e qualificação profissional é uma das diretrizes centrais da nossa gestão. A alta procura registrada nas etapas anteriores comprova a demanda da população e o acerto dessa iniciativa. Em um ano estratégico para o turismo brasileiro, com a realização da COP30, garantir a capacitação de trabalhadores é essencial para consolidar o Brasil como destino atrativo e preparado para receber visitantes de todo o mundo”, declarou Celso Sabino, ministro do Turismo.
Segundo o MTur, na rodada anterior, 55% dos inscritos tinham ensino médio completo e 30% superior. A maior parte tinha entre 25 e 44 anos, enquanto 8% dos inscritos eram pessoas com mais de 55 anos.
Renata Sanches, coordenadora-geral de Qualidade no Turismo do MTur, também avaliou os impactos da iniciativa. “Para os destinos turísticos, a qualificação profissional desempenha um papel fundamental na competitividade e na capacidade de diferenciação. Profissionais qualificados são capazes de oferecer serviços personalizados e experiências autênticas que agregam valor ao destino e criam vínculos emocionais com os turistas, incentivando o retorno e a recomendação. É isso que o Acordo MTur/SENAC tem como objetivo: a aprendizagem contínua, para fazer do Brasil e do setor, as melhores opções para todos os turistas.”
Entre os cursos disponíveis estão inglês instrumental, camareiro, monitor de turismo religioso e barista. A seleção dos candidatos será feita por ordem de inscrição. Caso todas as vagas sejam preenchidas, haverá formação de lista de espera com convocação em caso de desistências ou vagas remanescentes.