Em comemoração ao Dia Mundial da Acessibilidade, a Avianca anunciou avanços no programa “Avianca Acessível”, voltado à inclusão de passageiros com deficiência em toda a jornada de viagem. Entre as medidas, destaca-se a adaptação de mais de 60 aeronaves A320 com marcadores de assentos em braille, com numeração de maior contraste e visibilidade.
O projeto faz parte de um conjunto de mais de 50 ações implementadas nos últimos dois anos, voltadas à eliminação de barreiras na experiência dos viajantes com deficiência. Essas ações são orientadas por um comitê externo de acessibilidade e contemplam desde infraestrutura até o treinamento de equipes.
“O foco do Avianca Acessível é baseado no bom senso, a empatia e o desenho universal, priorizando o progresso contínuo. Estamos orgulhosos com os avanços conquistados, o apoio dos nossos parceiros e do compromisso das nossas equipes”, afirma Michel Swiatek, diretor de acessibilidade da Abra, holding da qual a Avianca faz parte.
Além da sinalização tátil nos aviões, outras iniciativas do programa incluem:
A plataforma Servir, criada em parceria com a Fenascol, que teve um teste-piloto de tradução de mensagens em Língua de Sinais;
A publicação de um guia de serviço para agentes aeroportuários e tripulação, com orientações específicas para o atendimento a passageiros com deficiência;
A construção de rampas de acesso nos aeroportos de Cartagena e Valledupar, utilizadas por mais de 1.200 passageiros;
A criação de uma página web de acessibilidade, com informações detalhadas para diferentes tipos de deficiência;
E o treinamento de mais de 5.500 colaboradores com apoio da Lifesense, voltado a uma abordagem sensível às necessidades de passageiros com autismo e outras condições neurodivergentes.
Segundo a Avianca, a proposta é oferecer uma experiência de viagem sem barreiras, desde o planejamento até a chegada ao destino.