BRL - Moeda brasileira
EUR
6,30
USD
5,66

Ministério do Turismo reforça adesão ao Código de Conduta contra exploração sexual infantil

Iniciativa ganha destaque no 18 de maio e propõe maior engajamento do trade turístico pela proteção de crianças e adolescentes

O Ministério do Turismo está intensificando a mobilização nacional para ampliar a adesão do setor ao Código de Conduta Brasil Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo. A ação ganha destaque neste 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e reafirma o compromisso do turismo brasileiro com a promoção de um ambiente seguro, ético e sustentável em todos os destinos.

Proteger crianças e adolescentes é um compromisso com o futuro do nosso país”, afirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino, ao destacar a importância da iniciativa. O Código de Conduta, criado em colaboração com os ministérios dos Direitos Humanos e das Mulheres e com apoio da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), estabelece diretrizes que alinham o Brasil às melhores práticas internacionais de turismo responsável e ao Código Mundial de Ética no Turismo.

A adesão ao Código é voluntária, gratuita e destinada a empresas cadastradas no Cadastur, como hotéis, pousadas, agências, operadoras e restaurantes. O processo é feito em seis etapas simples pelo site www.codigodeconduta.turismo.gov.br, onde é possível gerar o selo identificador. “Ao se comprometerem com a proteção de crianças e adolescentes, os estabelecimentos contribuem para um turismo mais seguro, justo e sustentável, ganhando o respeito de turistas e da comunidade local”, pontua Sabino.

Entre os compromissos assumidos pelas empresas signatárias estão a capacitação de colaboradores, o impedimento do ingresso de menores desacompanhados em meios de hospedagem e a promoção ativa dos direitos humanos. A medida se torna ainda mais urgente diante dos dados divulgados pelo Ministério dos Direitos Humanos: somente no primeiro semestre de 2023, o Disque 100 registrou mais de 11 mil denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no país.

Como parte das ações para ampliar o debate, o Ministério do Turismo realizará, entre os dias 3 e 5 de junho, em Foz do Iguaçu (PR), o Encontro de Turismo Responsável. O evento reunirá representantes nacionais e internacionais, e contará com um Seminário Internacional, a 18ª Reunião do Grupo de Ação Regional das Américas (GARA) e uma oficina de planejamento. “A proposta é que haja uma sinergia de ações, além de posicionar o Brasil como líder na defesa dos direitos humanos, especialmente da infância e da adolescência”, destaca Ana Carla Lopes, secretária executiva do MTur.

A sociedade também pode atuar na proteção das infâncias. Casos suspeitos devem ser denunciados pelos canais oficiais: Disque 100 (Direitos Humanos) e Disque 180 (específico para mulheres), disponíveis 24 horas por dia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

MSC encerra 5ª Convenção Internacional de...

A bordo do MSC Seashore, a MSC Cruzeiros brindou com 400 agentes o encerramento da 5ª Convenção Internacional de Vendas

MSC recompensa agentes com comissão extra...

A MSC Cruzeiros anunciou acréscimo de 2 pontos percentuais em comissão e pré-convite para próxima edição da convenção internacional

Brasilturis 896 – Maio 2025

UM NOVO CONTINENTE EM ALTO-MAR - MSC World America...

Hackatour Cataratas premia soluções inovadoras para...

Evento em Foz do Iguaçu reforça integração entre tecnologia e sustentabilidade, com apoio a startups e novos empreendedores

Voetur lança serviço premium com foco...

Nova solução oferece experiências exclusivas em aeroportos, eventos e mobilidade de luxo para o público corporativo

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS