O município de Limoeiro de Anadia, localizado no Agreste de Alagoas, foi palco de um city tour voltado à promoção do destino e ao fortalecimento do turismo no interior do estado. A iniciativa faz parte do planejamento estratégico do Governo de Alagoas, conduzido pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com a Instância de Governança Regional do Agreste, com foco na ampliação da visibilidade dos municípios fora do eixo litorâneo.
A ação reuniu representantes do trade turístico, jornalistas, guias de turismo, técnicos do setor, gestores públicos e integrantes da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), além de membros da governança regional. O encontro teve como objetivo apresentar o potencial turístico da cidade e estimular o desenvolvimento de roteiros estruturados capazes de atrair visitantes e gerar oportunidades econômicas para a população local.
Durante o roteiro, os participantes visitaram alguns dos principais atrativos do município, com destaque para o segmento do turismo religioso, incluindo o Santuário do Coração de Jesus. A programação também contemplou manifestações culturais ligadas à história da região, experiências gastronômicas com pratos típicos e a apresentação de locais considerados estratégicos para futuras visitas turísticas.
Interiorização do turismo amplia oportunidades no Agreste
Para a secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, iniciativas voltadas ao fortalecimento do turismo no interior têm papel relevante na diversificação da oferta turística do estado e na geração de renda para os municípios.
“Com a regionalização, nós desenvolvemos a atividade turística em Alagoas e impulsionamos os destinos do interior. Por meio de iniciativas como a realizada em Limoeiro de Anadia, expandimos a oferta, mostrando o turismo de Alagoas para além do litoral. A ação contribui diretamente para o desenvolvimento da região Agreste, aquecendo a economia local, gerando emprego e renda para a população dos municípios, destacando a região como um destino competitivo dentro do cenário turístico estadual”, finalizou Bárbara Braga.
A estratégia adotada pela Setur busca fortalecer a política de interiorização do turismo, valorizando a diversidade de experiências oferecidas pelo Destino Alagoas e promovendo a integração entre diferentes regiões do estado. O objetivo é ampliar o fluxo de visitantes para áreas com potencial turístico ainda em fase de desenvolvimento.
Governança regional aposta em planejamento e diagnóstico dos destinos
A presidente da Instância de Governança Regional do Agreste (IGR), Evânia Albuquerque, ressaltou que o city tour representa mais uma etapa do trabalho estruturado realizado junto aos municípios da região, baseado em estudos técnicos e planejamento de longo prazo.
“Essa ação é resultado de um trabalho contínuo que teve início com o mapeamento e diagnóstico dos municípios com potencial turístico. A partir desse planejamento, avançamos para as visitas in loco, momento em que os destinos apresentam seus roteiros e iniciam a promoção do turismo local. O city tour tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento do turismo municipal, fortalecer o sentimento de pertencimento da população e posicionar o município como um destino turístico dentro do estado, evidenciando todo o seu potencial”, afirmou Evânia.

