BRL - Moeda brasileira
EUR
5,85
USD
5,01

BBC Eventos considera expansão para o Sul com co-realização local

Organização avalia reposicionamento no calendário e negocia expansão da feira para outros mercados

Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

Belo Horizonte (MG) – A Minas Travel Market (MTM), realizada pela BBC Eventos, entra no radar estratégico da organizadora para expansão nacional, com planos de reposicionamento no calendário e negociações em andamento para levar o modelo da feira a outras regiões do Brasil, especialmente o Sul.

De acordo com Breno Mesquita, CEO da BBC Eventos, o planejamento de crescimento da empresa já contempla esse movimento. “O nosso planejamento de crescimento, estruturado há algum tempo, já previa uma possível expansão para a região Sul por meio de parcerias. Estamos analisando algumas oportunidades e, em breve, podemos ter novidades”, afirmou.

A estratégia envolve a replicação do formato da MTM com apoio local. “A ideia é estabelecer presença na região”, disse o executivo, acrescentando que a empresa conduz negociações avançadas e deve realizar reuniões nas próximas semanas para definir o avanço.

BBC Eventos
Breno Mesquita, CEO da BBC Eventos. Crédito: Matheus Alves/Brasilturis

Cláudio Junior, também CEO da BBC Eventos, reforçou que o modelo adotado nas feiras da empresa pode ser adaptado a novos mercados com co-realização regional. “A cada ano aprimoramos o BTM e, agora, buscamos uma parceria no Sul. Aqui cuidamos de toda a realização e organização do evento, e a ideia é replicar esse modelo. Ter um co-realizador local pode ser um caminho interessante”, explica.

Reposicionamentos

Além da expansão geográfica, a MTM deve passar por ajustes estratégicos já na próxima edição. A organização avalia a mudança de data para reduzir a proximidade com outros eventos do setor. “Vamos fugir um pouquinho do feriadão de 21 de abril e sair da proximidade da WTM Latin America para que a gente possa ter mais conforto na finalização do processo”, afirma Mesquita. Segundo ele, a tendência é que a feira deixe o mês de abril no próximo ano, embora a nova data ainda não esteja definida.

O reposicionamento no calendário também responde a desafios operacionais e comerciais. “Ela precisa estar mais longe de outras feiras, porque senão atrapalha até a vinda de alguns destinos”, explica Cláudio Junior. “Tem um lado positivo, que é conseguir atrair estrangeiros que já estão no Brasil, mas também cria dificuldade para alguns expositores”, complementa.

BBC Eventos
Cláudio Junior, CEO da BBC Eventos. Crédito: Matheus Alves/Brasilturis

A expansão da MTM ocorre em paralelo ao fortalecimento do portfólio da BBC Eventos, que inclui feiras, roadshows e rodadas de negócios no Brasil e no exterior. Segundo Mesquita, a empresa prepara novos produtos, com foco inicial na região Nordeste, onde já possui maior capilaridade. “Virão muitas coisas boas por aí”, adianta o executivo.

Outro ponto de atenção para o crescimento dos eventos, segundo o executivo, é o custo do transporte aéreo, que impacta diretamente a formação de caravanas e a participação de profissionais. “Precisamos ter o poder público com o poder privado dialogando para ver o que pode ser feito. Não podemos ter tarifas de São Paulo ou de Minas para Fortaleza mais caras do que um aéreo para os Estados Unidos”, argumenta.

Mesmo com os desafios, a avaliação da edição de 2026 reforça a viabilidade do modelo. A MTM 2026 bateu metas já no primeiro dia e segue como base para a estratégia de expansão da BBC Eventos, que busca ampliar sua presença no mercado B2B de turismo em diferentes regiões do país.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA 2026

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS