Costa Cruzeiros dobra oferta na República Dominicana com dois navios em 2026/2027

Companhia terá embarques em La Romana e Santo Domingo e aposta em roteiros de sete noites para ampliar presença de brasileiros no Caribe

Felipe Lima
Felipe Lima
Chefe de Redação - E-mail: felipe@brasilturis.com.br

A Costa Cruzeiros vai dobrar sua oferta na República Dominicana durante a temporada 2026/2027, ampliando a aposta no Caribe e no potencial do mercado brasileiro para a região. A programação contará com dois navios, Costa Fascinosa e Costa Favolosa, além de embarques em dois portos dominicanos: La Romana e Santo Domingo.

A nova operação foi apresentada durante encontro realizado em São Paulo, que reuniu representantes da companhia, do Turismo da República Dominicana e profissionais do trade. A ampliação também marca um novo capítulo de uma parceria que já soma 24 anos, iniciada em 2002.

Com a inclusão de Santo Domingo como ponto de partida, a Costa passa a oferecer duas alternativas de embarque no país. A estratégia busca facilitar a combinação entre a experiência terrestre na República Dominicana e os cruzeiros por diferentes ilhas do Caribe.

“A República Dominicana engloba tudo o que o brasileiro gosta. Além de termos uma cultura muito parecida, o país tem praias paradisíacas, não exige visto e é possível chegar em menos de sete horas em voos diretos”, afirmou Ruy Ribeiro, diretor Comercial da Costa Cruzeiros no Brasil.

Dois navios ampliam opções no Caribe

Entre novembro de 2026 e março de 2027, os navios Costa Fascinosa e Costa Favolosa realizarão cruzeiros de sete noites pela região, partindo de La Romana e Santo Domingo. A programação inclui destinos na própria República Dominicana e diferentes ilhas caribenhas.

O Costa Fascinosa terá embarques em La Romana e contará, entre suas programações, com um roteiro dedicado a destinos dominicanos como Ilha Catalina, Puerto Plata, Cabo Rojo e Arroyo Barril. Outros itinerários do navio incluem escalas em ilhas como Guadalupe, Antígua e Barbuda, St. Kitts e Ilhas Virgens Britânicas.

Já o Costa Favolosa terá Santo Domingo como porto de embarque, com viagens que podem incluir Martinica, Guadalupe, St. Kitts, Antígua e Ilhas Virgens Britânicas.

“Temos uma história muito especial com a República Dominicana, que começou em 2002. Além de La Romana, agora também temos embarques em Santo Domingo para incentivar ainda mais a presença dos brasileiros no país”, destacou Dario Rustico.

A ampliação transforma a República Dominicana não apenas em uma escala dentro dos roteiros, mas em uma das principais portas de entrada da Costa para as viagens pelo Caribe.

Pacote integra aéreo, traslado e cruzeiro

Outro componente da estratégia para aproximar a operação do público brasileiro é o programa Conexão Costa, que oferece pacotes Air&Sea integrando transporte aéreo, traslados e cruzeiro.

Para os embarques do Costa Fascinosa em La Romana, por exemplo, o pacote contempla voos entre Guarulhos e Punta Cana, traslado até o porto, sete noites de cruzeiro e transporte de retorno ao aeroporto. A mesma lógica é aplicada às viagens do Costa Favolosa com saída de Santo Domingo.

A solução busca reduzir a complexidade logística de uma viagem internacional com embarque marítimo e, ao mesmo tempo, criar um produto mais completo para comercialização pelas agências de viagens.

A ausência da exigência de visto norte-americano para os itinerários também aparece entre os argumentos utilizados pela companhia para ampliar a presença de brasileiros nos cruzeiros pelo Caribe.

Experiência caribenha começa a bordo

A Costa também pretende utilizar a experiência dentro dos navios para aproximar os hóspedes da identidade dos destinos visitados. Um dos destaques será o programa Alma Latina, previsto para o Costa Fascinosa durante os cruzeiros com embarque em La Romana.

A proposta incorpora elementos das culturas latino-americana e caribenha à programação do navio, incluindo música, dança, gastronomia e entretenimento. Entre as atividades previstas estão a festa Sabor Latino, apresentações de artistas e DJs locais e experiências ligadas aos ritmos da região.

A gastronomia também integra a iniciativa, com pratos e bebidas inspirados em diferentes países latino-americanos.

Outro diferencial são os Sea Destinations, conceito que transforma determinados momentos de navegação em experiências relacionadas aos lugares visitados. As atividades podem incluir festas no mar, observação de estrelas e eventos realizados durante o pôr do sol.

Para Ruy Ribeiro, esses elementos ajudam a transformar o Caribe em um produto com maior aderência ao perfil do brasileiro e criam novos argumentos de comercialização para o trade.

República Dominicana mira mercado brasileiro

A expansão ocorre em meio ao esforço da República Dominicana para diversificar os destinos apresentados ao público brasileiro. Além de Punta Cana, já consolidada no mercado nacional, o país busca ampliar a visibilidade de regiões como Puerto Plata, Miches e Samaná.

Camila Goico e Gabriel Cruz, representantes do Turismo da República Dominicana, destacaram durante o encontro a variedade de experiências disponíveis no país, combinando praias, cultura, gastronomia e diferentes regiões turísticas.

Com dois navios e dois portos de embarque na próxima temporada, a Costa aposta justamente nessa diversidade para ampliar as possibilidades de combinação entre estadias terrestres e viagens marítimas.

Despedida de Dario Rustico

Equipe e parceiros se despediram de Dario Rustico, que deixa a Costa Cruzeiros. Crédito: Felipe Lima/Brasilturis
Equipe e parceiros se despediram de Dario Rustico, que deixa a Costa Cruzeiros. Crédito: Felipe Lima/Brasilturis

O encontro também ganhou caráter de despedida para Dario Rustico, que deixará a Costa Cruzeiros em 14 de setembro, após 24 anos de trajetória na companhia. O evento em São Paulo foi o último do executivo ao lado do trade antes de sua saída e terminou com uma homenagem conduzida por Ruy Ribeiro, diretor Comercial da Costa Cruzeiros no Brasil. Ao agradecer pela trajetória de Rustico, Ribeiro destacou sua contribuição não apenas para a empresa, mas também para o desenvolvimento da indústria de cruzeiros no mercado brasileiro.

A saída ocorre por decisão do próprio Rustico, que seguirá novos objetivos pessoais e profissionais fora da Costa. Para sucedê-lo na liderança da Região das Américas, a companhia nomeou Jorge Serrano Martín de Vidales, atualmente responsável pelas vendas ao trade na Espanha e em Portugal, que assumirá formalmente a função em janeiro de 2027 e será transferido para o escritório brasileiro.

Até lá, a equipe das Américas ficará sob reporte direto de Luigi Stefanelli, vice-presidente mundial de Vendas. Durante a despedida, Rustico agradeceu aos profissionais do trade, à imprensa e aos colegas e destacou que levará consigo a relação construída com o Brasil ao longo de sua trajetória.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA 2026

    ExpoSki

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS