A Fraport Brasil assumiu a gestão do Aeroporto Regional de Jericoacoara – Comandante Ariston Pessoa, localizado em Cruz (CE), e inicia uma nova etapa de operação do terminal que atende um dos principais destinos turísticos do Estado. Segundo informações do Portal IN, a concessionária prevê investimentos em infraestrutura, segurança operacional, capacidade de atendimento e experiência dos passageiros.
A operação teve início nesta terça-feira (1º), após a concessão realizada no âmbito do AmpliAR, programa federal destinado à modernização e expansão de aeroportos regionais. O leilão ocorreu em novembro de 2025, enquanto o contrato foi formalizado em março deste ano.
Os valores e o cronograma dos investimentos ainda não foram divulgados. As primeiras intervenções serão definidas após a conclusão de estudos técnicos e a validação dos projetos em andamento, seguindo os parâmetros regulatórios aplicáveis ao aeroporto.
“Hoje iniciamos uma nova etapa para este aeroporto e para toda a região. Chegamos a Jeri com experiência internacional e com a disposição de entender as características e oportunidades locais”, afirma Andreea Pal, CEO da Fraport Brasil.
Gestão mira crescimento da demanda
A entrada da Fraport ocorre em um terminal diretamente relacionado à atividade turística do Litoral Oeste cearense. O aeroporto atende Jericoacoara e outros destinos da região e, com a nova administração, deverá ser preparado para acompanhar a evolução da demanda de passageiros nos próximos anos.
Entre os objetivos anunciados estão elevar a eficiência da operação, ampliar a capacidade de atendimento e melhorar a experiência dos viajantes. A modernização da infraestrutura também é considerada parte do processo para sustentar o desenvolvimento da conectividade aérea da região.
A Fraport já administra o Aeroporto Internacional de Fortaleza, sob a marca Fortaleza Airport. Com Jericoacoara, a concessionária passa a operar dois aeroportos cearenses, e a nova concessão prevê sinergia operacional entre os terminais.
Participaram do evento que marcou o início da gestão Gustavo Montenegro, secretário do Turismo do Ceará; Rosana Lima, secretária do Turismo de Jijoca de Jericoacoara; e Dery Muniz, prefeito de Cruz, além de empresários e representantes do setor.
Aeroporto adota marca Jeri Airport
O terminal continuará oficialmente denominado Aeroporto Regional de Jericoacoara – Comandante Ariston Pessoa, mas passa a utilizar também a marca comercial Jeri Airport.
A nova fase ocorre diante da importância da conectividade aérea para Jericoacoara, destino que recebe visitantes nacionais e internacionais e tem no aeroporto regional uma das principais estruturas de acesso.

