A Azul e o Sest Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) firmaram acordo para ampliar a formação de profissionais para a aviação. A parceria prevê a criação do Curso de Formação Técnica de Mecânicos de Manutenção Aeronáutica (MMA), em Campinas (SP), com a primeira turma prevista para o segundo semestre de 2027.
Inicialmente, serão abertas duas turmas, sendo uma com habilitação em Aviônicos, área que abrange sistemas elétricos, eletrônicos e de comunicação das aeronaves, e outra em Célula, voltada à estrutura, aos sistemas mecânicos e aos componentes físicos das aeronaves. Futuramente, a formação poderá incluir a habilitação em GMP (Grupo Moto Propulsor).
O acordo terá duração de 60 meses, com possibilidade de prorrogação, e combina a experiência da Azul em manutenção aeronáutica com a estrutura de qualificação profissional do Sest Senat. A iniciativa ocorre em um cenário de expansão da aviação e demanda por profissionais especializados em manutenção.
Estrutura para formação prática
Para as atividades práticas e de estágio, a Azul disponibilizará estruturas de treinamento e manutenção em Campinas, incluindo a UniAzul e o Hangar de Manutenção. A companhia também fornecerá equipamentos, ferramentas e materiais aeronáuticos para a formação dos alunos.
O Sest Senat ficará responsável pela gestão pedagógica, pelo corpo docente certificado e pelo credenciamento do curso junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
“A formação de profissionais é parte importante do desenvolvimento da aviação, especialmente em áreas que exigem conhecimento técnico e experiência prática. Com essa parceria, conseguimos colocar nossa estrutura e nossa experiência à disposição de quem está se preparando para entrar nesse mercado e, ao mesmo tempo, aproximar esses profissionais das oportunidades que existem dentro da própria aviação. Contar com o Sest Senat nesta iniciativa reforça um objetivo comum de ampliar a qualificação profissional e contribuir para o fortalecimento da aviação brasileira. Nesse esforço, agradecemos ao Sest Senat pela parceria de longo prazo e pelo compromisso com o desenvolvimento da aviação e a formação de profissionais para o setor”, afirma Fábio Campos, Vice-Presidente Institucional e Corporativo da Azul.
Formação e empregabilidade
A parceria também prevê ações voltadas à conexão entre a formação e as oportunidades profissionais disponíveis no setor. A Azul apoiará a empregabilidade dos alunos formados por meio da divulgação de vagas, oportunidades de estágio e participação em processos seletivos.
A proposta é aproximar o conteúdo do curso das necessidades da aviação e facilitar o acesso dos profissionais formados a oportunidades de início de carreira na área de manutenção aeronáutica.
“O Brasil precisa formar mais profissionais para garantir o crescimento seguro e sustentável da aviação. Essa parceria nasce para contribuir concretamente com esse desafio. O Sest Senat já possui experiência na formação de mecânicos de manutenção aeronáutica. Agora, em parceria com a Azul, ampliamos essa capacidade para Campinas”, afirma Vander Costa, presidente do Sistema Transporte.












