Porto de Galinhas dobra oferta de leitos e promove Visit Travel Show

Destino chega a 30 mil leitos, amplia conectividade internacional e aposta em sustentabilidade, eventos e capacitação do trade

Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

São Paulo (SP) – Porto de Galinhas dobrou a oferta de hospedagem nos últimos cinco anos e chegou a 30 mil leitos, segundo Brenda Silveira, diretora executiva do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau. O crescimento da capacidade vem acompanhado de uma estratégia de prospecção de novos mercados, com destaque para o turismo internacional e para o segmento de eventos.

Entre as iniciativas, está o Visit Travel Show, que reúne operadores para rodadas de negócios e já contou com participantes de 23 países. O evento chega à nona edição, com mais de 90 operadores confirmados, sendo mais de 50 estrangeiros, e ainda possui vagas para empresas brasileiras interessadas na rodada de negócios. “Como dobramos a capacidade hoteleira, temos que dobrar a demanda também. Então, temos que correr atrás e é exatamente isso que estamos fazendo”, afirma Brenda.

Além do evento promocional, a executiva também destaca o reforço na conectividade aérea como parte da estratégia. “Além das operações da Tap Air Portugal, a JetSmart passou a operar voos diários do Uruguai para Porto de Galinhas, com conexão em Santiago, enquanto a Iberia ampliou a operação para 14 frequências semanais. A conectividade nunca foi tão alta”, pontua Brenda.

Porto de Galinhas
Brenda Silveira, diretora executiva do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau. Crédito: Matheus Alves/Brasilturis

Eventos e sustentabilidade

A sustentabilidade também ganha uma nova frente com o Summit de Turismo + ESG, marcado para 5 de novembro em parceria com a ESG Course. Durante o evento, o Convention pretende assinar a Declaração de Belém com os associados e apresentar uma política de sustentabilidade para as empresas participantes, além de reconhecer iniciativas de ESG. “Não queremos trabalhar com greenwashing, não é uma coisa por imagem. É uma coisa realmente de cultura, de melhoria contínua, de trazer as melhores iniciativas das empresas para a luz”, afirma. Segundo Brenda, a sustentabilidade é estratégica para Porto de Galinhas também pela relação do destino com a rota dos corais entre Recife e Maceió.

No segmento de eventos, Porto de Galinhas trabalha em conjunto com os conventions de Recife e Fernando de Noronha, com uma estratégia de complementaridade entre os destinos. “Não nos vemos como competidor, mas como complementares”, explica Brenda. O destino tem foco em eventos corporativos e convenções, além de receber congressos, enquanto Recife concentra congressos e feiras e Fernando de Noronha trabalha com grupos de luxo. O Convention também desenvolve o projeto Pernambuco Mais Mais e prepara um novo portfólio de incentivos em parceria com o Sebrae.

Porto de Galinhas
Ana Luiza Accioly, gestora de Comunicação e Marketing do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau (CVB). Crédito: Matheus Alves/Brasilturis

O relacionamento com agentes de viagens segue como uma das principais frentes comerciais. Segundo Brenda, o Convention Bureau participou de mais de 110 ações com o mercado ao longo do ano, incluindo 30 eventos próprios e o roadshow Porto de Galinhas na Estrada, realizado em 12 cidades. As iniciativas já capacitaram mais de 2 mil agentes, enquanto mais de 50% das vendas do destino ainda são realizadas por meio desses profissionais. A entidade também mantém a campanha Porto de Galinhas Premia, que reconhece os agentes que mais venderam o destino, e o Troféu de Galinhas, voltado a operadoras, hotéis e brokers.

Apesar do aumento da oferta, com novos hotéis e expansão de empreendimentos existentes, Brenda reconhece que o cenário de 2026 trouxe desafios para o Nordeste. “A competitividade no Nordeste tá grande. Temos muito que trabalhar, por isso que trazer mercados novos é tão estratégico”, afirma. Para os agentes de viagens, a executiva deixa uma mensagem de agradecimento pela relação construída com o destino. “Porto de Galinhas só é o que é, só é o destino que é porque eles acreditam na gente. Eles confiam, pois temos uma relação de confiança mútua”, declara.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA 2026

    Festuris

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS