Explora Journeys avança na construção de dois novos navios de luxo

Estaleiro da Fincantieri, na Itália, recebe cerimônias do Explora V e Explora VI; companhia prevê completar sua frota de seis embarcações até 2028

Maurício Herschander
Maurício Herschander
Repórter - E-mail: mauricio@brasilturis.com.br

A Explora Journeys, marca de cruzeiros de luxo do Grupo MSC, realizou duas cerimônias no estaleiro Sestri Ponente, da Fincantieri, em Gênova, na Itália, para celebrar novas etapas de expansão de sua frota. Os eventos marcaram o lançamento ao mar do Explora V e a cerimônia das moedas do Explora VI, quinta e sexta embarcações da companhia, respectivamente, que integram seu plano de desenvolvimento no segmento de viagens marítimas de alto padrão.

Com a entrega do Explora III, realizada em julho de 2026, a companhia mantém o cronograma de construção das próximas embarcações. O Explora IV tem estreia prevista para a primavera europeia de 2027, enquanto o Explora V deverá começar a navegar no fim do mesmo ano. A conclusão do projeto ocorrerá com a entrada em serviço do Explora VI, programada para o verão europeu de 2028, quando a marca alcançará seis navios em operação.

A programação contou com autoridades marítimas, representantes de instituições públicas e profissionais da indústria naval. Entre os executivos presentes estavam Pierfrancesco Vago, presidente executivo da Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC; Anna Nash, presidente da Explora Journeys; Pierroberto Folgiero, CEO e diretor-geral da Fincantieri; e Luigi Matarazzo, diretor-geral da Divisão de Navios Mercantes da fabricante italiana.

As solenidades também preservaram costumes históricos da construção naval. Anna Nash e Camilla Ronco, gerente da oficina PRS do estaleiro Sestri Ponente, participaram como madrinhas da cerimônia das moedas do Explora VI. Durante o ritual, moedas comemorativas foram depositadas no interior da estrutura do navio, conforme uma tradição marítima associada à boa sorte durante sua construção e futura operação.

O lançamento ao mar do Explora V teve Consuelo Brunelli, planejadora de produção da Fincantieri, como madrinha da cerimônia de corte da fita. A apresentação ficou a cargo de Marina Minetti, escritora, atriz e apresentadora natural de Gênova, cidade que recebeu as duas celebrações.

Para Anna Nash, a escolha como madrinha do Explora VI possui significado especial por representar a última etapa do projeto inicial de seis navios da companhia. A executiva destacou a participação dos profissionais envolvidos no desenvolvimento da frota e o papel das madrinhas escolhidas para cada embarcação, em reconhecimento às contribuições individuais para a concretização do projeto e para a proposta de experiência marítima da marca.

“O Explora VI representa um marco importante em nossa jornada e reflete o quanto avançamos na criação de uma nova categoria de viagens marítimas de elegância extraordinária. Tendo ingressado na Explora Journeys em uma etapa tão decisiva de seu desenvolvimento, tornar-me madrinha do sexto navio da nossa frota é uma honra extraordinária e um momento profundamente pessoal para mim. Tenho imenso orgulho do que construímos juntos e estou entusiasmada com o que está por vir, enquanto continuamos a moldar o futuro das viagens marítimas e a criar experiências ainda mais significativas para os nossos hóspedes. O Explora VI pode marcar a conclusão dos nossos seis primeiros navios, mas certamente não representa o capítulo final dessa história”, afirma Anna Nash, presidente da Explora Journeys.

Novas embarcações incorporam tecnologias de eficiência energética

Os navios da Explora Journeys possuem infraestrutura para conexão à rede elétrica terrestre durante as escalas portuárias. A tecnologia permite desligar os motores utilizados para geração de energia a bordo enquanto as embarcações permanecem conectadas, eliminando as emissões diretas provenientes dessa atividade durante o período de atracação.

O Explora III foi o primeiro navio da companhia a utilizar gás natural liquefeito (GNL) como combustível. A mesma tecnologia estará presente no Explora V e no Explora VI, projetados também para operar com alternativas renováveis e combustíveis de nova geração, entre eles bio-GNL, GNL sintético e biocombustíveis.

Outra novidade prevista para o Explora VI é a utilização de células a combustível, tecnologia destinada a proporcionar maior eficiência na produção de energia. O Explora V, por sua vez, terá estrutura preparada para receber esse sistema posteriormente, conforme a evolução das soluções disponíveis para o setor marítimo.

As iniciativas fazem parte do planejamento de transição energética do Grupo MSC, que prevê a adoção progressiva de tecnologias de propulsão e geração de energia mais eficientes. A estratégia contempla ainda a utilização de combustíveis renováveis e alternativas com menores emissões, em busca de avanços ambientais nas operações marítimas do grupo.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA 2026

    Festuris

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS