A Austrália irá reabrir para o turismo a partir de 21 de fevereiro. Dentro de duas semanas, o país dará fim a dois anos de total controle das fronteiras, permitindo a entrada para viajantes com ao menos duas doses aplicadas da vacina da covid-19.

Considerado um dos países com as regras mais rígidas contra a pandemia, a Austrália já tinha deixado de fazer lockdowns em dezembro do ano passado. As restrições são apontadas como o principal motivo do país ter baixas taxas de mortes e casos de infecção pelo vírus.

Assim, pela primeira vez desde março de 2020, fica liberada a entrada para os viajantes estrangeiros que, além de terem um visto válido, apresentarem o comprovante de vacinação completa contra a covid-19 (Pfizer, AstraZeneca, Moderna, Janssen, Coronavac, Sputnik V e Covaxin), sem a necessidade de ter a dose de reforço.

Outra exigência para a entrada na Austrália é a apresentação de um teste de PCR negativo, feito até três dias antes do embarque para o país, ou o teste rápido de antígeno, coletado até 24 horas antes da partida.

A Austrália totaliza perda de US$ 72 bilhões com as restrições impostas para conter a pandemia desde março de 2020, segundo o órgão governamental Tourism Research Australia.

Agora, o país se junta a outras nações que recentemente reabriram as fronteiras ou relaxaram os protocolos como Israel e as Filipinas.

O que é preciso para entrar na Austrália

  • Visto australiano válido
  • Apresentar comprovante de vacinação completa (ao menos duas doses dos imunizantes aprovados)
  • Teste negativo de PCR (coletado até três dias antes do embarque) ou antígeno (coletado até 24 horas antes do embarque)