Expedições Sertões: um cardápio de experiências exclusivas

Aqueles que quiserem se aventurar na edição histórica de 30 anos do Sertões, têm opções para todos os gostos, de Sul a Norte do Brasil, de 26/08 a 10/09

Expedições Sertões
Foto: Thiago Gonçalves

O Sertões tem em seu DNA promover lugares que poucos brasileiros conhecem. O Turismo é um de seus principais pilares, além do Esporte e Social. Esta edição histórica de 30 anos do Sertões, que será o maior rally de todos os tempos, terá 15 dias de prova, passando pelas cinco regiões do Brasil, oito estados (PR, SP, MS, MT, TO, PI, MA e PA) e 14 cidades. A organização reuniu o que há de melhor em termos de rotas desses últimos 29 anos, além de percursos inéditos que contam com tesouros da natureza para celebrar o Brasil. A largada será de Foz do Iguaçu (PR), com chegada em Salinópolis (PA).

Em 2022, dez empresas homologadas pela organização do Sertões estão oferecendo pacotes com diferentes roteiros especialmente desenhados para acompanhar o rally de carro 4×4 ou de moto. Os participantes das Expedições Sertões Aventura vão acompanhar de perto os bastidores, terão contato com equipes e pilotos, poderão entrar nas Vilas Sertões e terão a oportunidade de assistir à passagem dos competidores em pontos escolhidos exclusivamente para os credenciados, experimentando a sensação de estarem num camarote Vip dentro dos trechos cronometrados.

A expedição conta com infraestrutura completa e exclusiva para o expedicionário vivenciar essa experiência com conforto e segurança, hospedagem em hotéis e resorts nas cidades dormitório ou acampamentos em barracas, montadas em locais paradisíacos como as margens do Rio Araguaia (MT) e nos Cânions do Viana (PI).

Os deslocamentos entre as cidades serão feitos por estradas de asfalto, com alguns trechos de off road selecionados para os participantes viverem de perto cada região, chegando próximo do trajeto oficial do Sertões.

Os participantes também irão conhecer diversos atrativos do roteiro, como parques nacionais, cachoeiras, cavernas, experimentar a gastronomia e sabores regionais e conhecer o artesanato de cada região, como as Cataratas do Iguaçu (PR), a Ilha do Bananal (TO), os Cânions do Viana (PI) e o deserto do Jalapão (TO).

“O pano de fundo do Sertões é o Brasil. Somos uma plataforma de promoção do país. As Expedições de Turismo proporcionam uma autêntica experiência não apenas no Sertões, mas também uma vivência de Brasil. A demanda pelo turismo de aventura e por atividades ao ar livre aumentaram muito no pós-pandemia e as Expedições Sertões oferecem um cardápio variados de opções para a família, amigos, casais, para todos os públicos e gostos. Queremos promover os tesouros do Brasil e proporcionar experiências únicas”, comenta Leonora Guedes, diretora executiva do Sertões.

Como funciona?

  • Dependendo do operador escolhido, o participante opta por fazer a Expedição Sertões Aventura de moto ou de carro, que deverão ser próprios e precisam obedecer a algumas especificações: 4×4 (SUV, caminhonetes e pequenos 4×4) no caso dos carros; e big trail acima de 650 cilindradas para as motos;
  • Define qual tipo de roteiro quer fazer: mais focado para assistir o rally, para turismo de aventura ou um mix de aventuras;
  • Escolhe se quer acampar ou dormir em hotéis e pousadas.

Os operadores homologados que ainda têm vagas:

Carros

  • Rhino Off Road – Parte do trecho Sul do Sertões, de Foz do Iguaçu (PR) a Presidente Prudente (SP), entre os dias 25/08 a 29/08 com hospedagem em acampamento.
  • Aventura – Trecho Sul, Norte ou completo do Sertões, de Foz do Iguaçu (PR) a Palmas (TO), de Palmas (TO) a Salinópolis (PA) ou de Foz do Iguaçu (PR) a Salinópolis (PA) com hospedagem em acampamento. Os pacotes também podem ser customizados.
  • 4×4 Por Diversão – Com saída de Brasília (DF) e chegada em Aurora do Tocantins (TO), acontece entre os dias 31/08 a 09/09 e oferece hospedagem em acampamento ou hotel.
  • Planeta 4×4 – Trecho Sul do Sertões, de Foz do Iguaçu (PR) a Palmas (TO), entre os dias 26/08 a 02/09, com hospedagem em acampamento ou hotel.
  • TSP 4×4 – Trecho Norte do Sertões, de Palmas (TO) a Salinópolis (PA), entre os dias 02/09 a 09/09 com hospedagem em hotel.
  • Gaia – Trecho Completo do Sertões, de Foz do Iguaçu (PR) a Salinópolis (PA), entre os dias 24/08 a 11/09 com hospedagem em hotel.

Motos

  • ADV Moto Trips – Trecho Norte do Sertões, de Palmas (TO) a Salinópolis (PA) com hospedagem em hotel.
  • Tagino Adventure – Trecho Completo do Sertões, de Foz do Iguaçu (PR) a Salinópolis (PA), ou trecho sul e trecho norte entre os dias 24/08 a 10/09 com hospedagem em acampamento ou hotel.

Leia também: Rio Grande do Norte sedia 29ª edição do Maior Rally das Américas

Deixe uma resposta