As belezas do Rio de Janeiro e da Costa Verde do estado – Mangaratiba, Angra dos Reis, Itaguaí e Paraty – serão experimentadas por 15 operadores de turismo italianos a partir desta segunda-feira (03). Em nova Famtour realizada pela Embratur em parceria com o Sebrae, os destinos e produtos da região serão apresentadas por meio de visitas técnicas e rodadas de negócios entre instituições do turismo local e internacional.

Os 15 operadores de turismo da Itália vão passar sete dias no Brasil visitando cartões postais como Pão de Açúcar e Cristo Redentor, passeando de camionete por cachoeiras e alambiques, conhecendo parques nacionais com direito a trekking pela Mata Atlântica, além do contato constante com a gastronomia e cultura local.

“O Rio de Janeiro é um dos principais destinos comercializados por operadores italianos. Nosso principal objetivo é diversificar essa prateleira e, para isso, vamos apresentar o litoral sul do estado, que oferece um diferencial para aqueles que querem estender a viagem e conhecer mais atrativos além das maravilhas da capital carioca”, afirma o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.

A famtour com os italianos segue até domingo (09) tendo como foco principal os segmentos sol e praia e cultura, admirados pelos viajantes da Itália. Entre 2015 e 2018, cerca de 45% dos turistas italianos que vieram ao Brasil à lazer buscaram sol e praia, e 30% preferiram destinos com atrativos culturais. Já em 2019, houve uma inversão nas preferências, com 43% em busca de cultura, e 25% em busca de sol e praia.

A Itália ocupou a 8ª posição no ranking de chegadas internacionais em 2019, o último ano antes das restrições por causa da pandemia de Covid-19. Na comparação com outros países do continente europeu, o mercado ocupou o 3º lugar, ficando atrás de França e Alemanha. Mais de 182 mil italianos estiveram no Brasil em 2019, o que representou um aumento de 3,8% chegadas com relação a 2018.


Leia também: Roadshows da Embratur pela Europa somam mais de sete mil contatos