A Gol disponibilizou o seu resultado consolidado do segundo trimestre de 2022 (2T22). Nesse período, atuando assertivamente na gestão da capacidade e no aumento da produtividade, a Companhia registrou o maior yield da sua história assim como a mais alta receita operacional líquida em um segundo trimestre.

Paulo Kakinoff, conselheiro de Administração, disse: “Em junho, encerrei meu período de 10 anos como executivo da companhia aérea e quero registrar meu profundo agradecimento a todo o Time de Águias que esteve ao meu lado, tanto nos momentos mais desafiadores como nas inúmeras vitórias que obtivemos juntos. Com a confiança de que já superamos um dos períodos mais difíceis da história do setor aéreo, estou entregando os controles a uma nova liderança que conduzirá a Gol no próximo ciclo de crescimento sustentável.”

Celso Ferrer, diretor-presidente, complementou: “Tive o privilégio de atuar com o Kakinoff por mais de sete anos e testemunhei sua capacidade ímpar de liderança. Assumi o cargo de CEO com o compromisso de focar em três pilares principais: crescimento, consistência e proximidade, e espero compartilhar com vocês mais sobre essa minha visão nos próximos trimestres. A força da Gol sempre foi o nosso compromisso em servir nossos Clientes e ser a melhor para todos, e isso continuará sendo nosso direcionamento como Companhia. Estamos vivenciando um momento único para a indústria de transporte aéreo como um todo e, com a ajuda do nosso Time de Águias, estou confiante em liderar a companhia para patamares ainda mais altos.”

Sumário dos Resultados do Segundo Trimestre de 2022

  • O número de Passageiro-Quilômetro Transportado Pago (RPK) aumentou 103,0%, enquanto o total de Assento-Quilômetro Ofertado (ASK) cresceu 123,7%;
  • A Receita Líquida mais que triplicou para R$3,2 bilhões. As Receitas Auxiliares, principalmente de Smiles e Gollog, cresceram 75% para R$246,4 milhões;
  • A taxa de ocupação média (load factor) diminuiu 7,9 pp para 77,2%. A taxa de ocupação doméstica registrada foi 8,5 pp inferior à do 2T21, enquanto a taxa de ocupação internacional foi de 86,7%;
  • A utilização das aeronaves foi de 10,2 horas por dia, um ganho de 27,5% na produtividade;
  • O número de passageiros transportados pela Gol dobrou para 5,8 milhões, que foi equivalente a 71,4% do registrado no 2T19 (pré-pandemia);
  • A Receita Líquida por Assento-Quilômetro Ofertado (Rask) evoluiu 41% para R$35,94 centavos;
  • O yield médio por passageiro cresceu 66,2% e registrou um recorde de R$43 centavos para a Companhia;
  • O Custo por Assento-Quilômetro recorrente diminuiu em 20,4% para R$35,38 centavos. O Cask Combustível cresceu 72,2% para R$16,06 centavos, devido à majoração de 80,5% nos preços do querosene da aviação (QAV);
  • O Ebit recorrente foi positivo em R$50,8 milhões com margem de 1,6%, enquanto o Ebitda recorrente foi positivo de 439 milhões com margem de 13,5%;
  • O Prejuízo Líquido foi de R$2,8 bilhões, o prejuízo por ação foi de R$6,81 e prejuízo por ADS de US$2,77, principalmente decorrente das variações cambiais e monetárias; e a relação dívida líquida (incluindo 7x os pagamentos de arrendamento anuais e excluindo o bônus perpétuo) sobre o Ebitda recorrente UDM foi de 9,5x em 30/06/2022, uma redução de 1,6x em relação à posição de 31/03/2022 (11,1x), principalmente em função da recuperação sequencial do Ebitda recorrente.

Comentários da Administração

Os resultados do segundo trimestre demonstram a consistente recuperação da demanda em um trimestre historicamente caracterizado pela baixa sazonalidade no setor aéreo brasileiro.

Os investimentos em tecnologia e oferta de produtos serão essenciais para ampliar a posição de liderança da Gol, tanto com a atual retomada do público corporativo como no aumento da oferta de novas rotas para os Clientes que buscam destinos a lazer.

Eficiência na Gestão dos Yields

Em abril, a gestão dinâmica dos yields possibilitou que a companhia compensasse o aumento no custo do combustível. Em maio e junho, concomitantemente com a transição para a baixa temporada, a Gol ajustou seu nível de capacidade para estabilizar as tarifas no curto prazo. Com isso, o yield médio por passageiro no trimestre cresceu 66,2% em relação ao 2T21, atingindo um recorde de R$43,00 centavos.

Um dos principais pontos fortes da cia aérea sempre foi a disciplina na gestão da capacidade, devido ao seu modelo flexível de frota única, que permite à Companhia ajustar rapidamente a oferta de voos com a demanda projetada em cada mercado. Isso, combinado com a contínua recuperação da produtividade por meio do aumento da utilização e da maior eficiência de sua frota operacional, posicionam a Gol para ser bem-sucedida em sua estratégia de expansão de margem.

“Uma das sinergias da reintegração da Smiles é a otimização na venda de assentos e consequentemente crescimento da fidelização do Cliente. Ampliamos essa vantagem com a retomada dos investimentos em tecnologia e análise de dados, o que nos permite aumentar a precisão dos yields. Como resultado, alcançamos o maior yield de todos os tempos, mesmo no trimestre historicamente mais fraco do ano,” disse Eduardo Bernardes, diretor vice-presidente de Receitas.

Aceleração da renovação da Frota com o 737-MAX como Pilar na Redução de Custos

Nesse trimestre, a companhia recebeu três novas aeronaves Boeing 737-MAX 8, elevando a participação desse modelo para 24% da frota total. A manutenção do ritmo de transformação da frota possibilitará que a GOL encerre o ano com 44 aeronaves 737-MAX 8, ou 33% do total, com incremento de produtividade e maior eficiência de custos. Essas novas aeronaves são parte fundamental na estratégia para crescimento, consistência e proximidade, incluindo sua meta para alcançar a neutralidade de carbono até 2050, por apresentarem 15% de economia de combustível, 16% menos emissão de carbono, 40% menos ruído e maior alcance comparativamente ao Boeing 737 NG.

A companhia efetuou a devolução programada de uma aeronave Boeing 737-NG e firmou contratos para devolução antecipada de quatro outras aeronaves, anteriormente previstas para acontecer no segundo semestre de 2022. A Gol projeta encerrar o ano com 92 aeronaves 737-NG, sendo que três delas convertidas para modelos cargueiros dedicados para a parceria com a Meli, as quais deverão gerar aproximadamente R$100 milhões de receita incremental potencial na Gollog. A primeira aeronave cargueira iniciará as operações no final de agosto/22.

“Estamos confiantes que o aumento na utilização da frota operacional, que gerou ganhos de 27,5% em produtividade nesse trimestre, combinado com a economia de combustível das aeronaves de nova geração 737-MAX nos propiciará ampliarmos nossa liderança em custos unitários e mantermos um crescimento disciplinado da nossa oferta para o segundo semestre,” comentou Celso Ferrer.

Expansão da Malha

A Companhia continua a expandir sua malha, principalmente em aeroportos com alta demanda corporativa. A recuperação desse mercado a partir de abril/22 propiciou o aumento de aproximadamente 20% e 40% na oferta de voos, respectivamente em Congonhas (São Paulo) e Santos Dumont (Rio de Janeiro).

Para os mercados regionais, a malha da Gol inaugurou quatro novas bases nesse trimestre: Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Passo Fundo e Uruguaiana, todos com conexão em Guarulhos (São Paulo), além de anunciar dois novos destinos, Ipatinga e Uberaba, ambos em Minas Gerais.

No mercado internacional, foram retomados os voos para os destinos Estados Unidos, Argentina, Paraguai e Bolívia, que haviam sido suspensos durante a pandemia. Especificamente para a Argentina, cuja demanda fortaleceu em função do câmbio, foi anunciada a “ponte aérea” entre São Paulo (Guarulhos) e Buenos Aires (Aeroparque) em parceria com a Aerolineas Argentina, com a qual a Gol mantém acordo de codeshare há mais de 10 anos. Os voos diretos passarão a ter facilidades e benefícios exclusivos a partir do 4T22.

“O crescimento consistente em nossos resultados do segundo trimestre reflete a expansão dos nossos serviços em mercados regionais, o aumento na presença em mercados premium, e a criação de novas oportunidades de geração de receitas complementares. Conquistamos isso ao mesmo tempo em que preservamos a flexibilidade do nosso modelo de frota única que, combinado com nossa experiente Equipe de Águias, possibilitaram nossa adaptação à dinâmica do mercado em evolução de maneira rápida e eficiente,” comentou Eduardo Bernardes.

Gestão de Liquidez e Fortalecimento de Margens

A Companhia encerrou junho/22 com liquidez de R$4,0 bilhões. Desconsiderando a variação cambial, o patamar de dívidas financeiras manteve-se estável quando comparado com o período pré-pandemia, com amortizações de curto prazo significativamente menores em relação aos seus concorrentes e sem vencimentos significativos para os próximos dois anos. A relação dívida líquida (excluindo o bônus perpétuo) sobre o Ebitda UDM ajustado alcançou 9,5x em 30/06/2022, representando a menor alavancagem financeira entre os pares. A GOL manteve as classificações de crédito Fitch B-, Moody’s B3, S&P CCC+.

Os custos de manutenção necessários para as novas entregas de 737-MAX, conforme o plano de aceleração da renovação da frota, serão cobertos pelas linhas de financiamento já obtidas junto a contrapartes e por meio da utilização do saldo de depósitos de manutenção. A Gol não possui dispêndios significativos para adiantamentos de aquisição de aeronaves (“PDPs”) associados com a aquisição de novas aeronaves 737-MAX.

Richard Lark, diretor vice-presidente Financeiro, disse “Nós priorizamos a gestão de passivos e preservamos ativos durante a pandemia, pois acreditamos que estaríamos em uma posição privilegiada para focar na recuperação de nossas margens e na ampliação de nossas vantagens competitivas em custo. Não possuímos vencimentos significativos no curto prazo e conduziremos a Gol gradativamente para o fortalecimento do seu balanço com desalavancagem financeira.”

Contínuo Foco na Experiência do Cliente

A companhia acredita que a experiência do Cliente será fundamental para o crescimento da participação de mercado pós-pandemia, pois os passageiros preferirão voar com empresas aéreas nas quais confiam quanto a Segurança e Atendimento. No segundo trimestre a Companhia registrou importantes avanços na prestação de serviços aos seus Clientes. Em maio/22, as salas Vip dos embarques internacional e doméstico (Gol Premium Lounge) no aeroporto de Guarulhos foram reabertas e o serviço de bordo em voos domésticos foi reestabelecido. Os voos internacionais contam com o serviço de bordo completo desde novembro/21. O NPS doméstico da Gol aumentou para 44 no 2T22.

Em junho, a Gol recebeu um prêmio inédito de empresa aérea com o melhor Wi-Fi na América do Sul pela Apex (Airline Passenger Experience Association), baseado em uma pesquisa que coletou opiniões anônimas de passageiros de cerca de 1 milhão de voos, realizados por mais de 600 empresas aéreas ao redor do mundo. A partir de julho/22, os Clientes Smiles podem utilizar os aplicativos de mensagem do Facebook e o WhatsApp de forma totalmente gratuita em nos voos com internet disponível.

A parceria entre Gol e American Airlines (AA) foi ampliada para que os Clientes dos programas de fidelidade de ambas as empresas passem a desfrutar de mais benefícios e comodidade.

Por exemplo, o benefício Top Tier para Clientes AAdvantage e Smiles Diamante, viajando para destinos operados entre Gol e American Airlines transforma toda a viagem em uma experiência única, desde a compra do bilhete até o destino final. Em operação desde fevereiro/20, o acordo de codeshare existente entre duas companhias aéreas representa a maior malha de rotas das Américas e permite que os Clientes da Companhia se conectem convenientemente a mais de 40 destinos nos Estados Unidos.

“À medida que buscamos fortalecer ainda mais nossa liderança de mercado no ambiente pós-pandemia, temos aprimorado a experiência dos Clientes nos voos operados pela Gol. Nós seguimos investindo em melhores produtos e tecnologia que resultarão em uma nova experiência para viajar. No próximo ciclo de crescimento , buscaremos uma maior excelência no relacionamento com Clientes e Colaboradores,” comentou Carla Fonseca, diretora de Experiência do Cliente.

Reincorporação da Smiles, o Programa de Fidelidade da Gol

O 2T22 comprovou a melhoria contínua em todos os indicadores de desempenho da Smiles, potencializados pelas sinergias operacionais e financeiras capturadas após a conclusão da incorporação. Conforme antecipado, a reincorporação da Smiles propiciou oportunidades para geração de novas receitas, e o programa de fidelidade atingiu o recorde de 20 milhões de Clientes e um faturamento de aproximadamente R$1,0 bilhão no segundo trimestre, mais do que dobrando o registrado no 2T21 e confirmando o 5º trimestre consecutivo de aumento no faturamento.

Somando as sinergias fiscais, o capital de giro e a gestão de inventário unificado, foram capturados aproximadamente R$1,3 bilhão em caixa, resultando em um payback de menos de 1 ano sobre o preço de aquisição. A companhia planeja ainda obter cerca de R$3 bilhões de fluxo de caixa incremental, decorrentes de outras sinergias nos próximos anos.

“O desempenho da Smiles vem superando as nossas expectativas a cada trimestre, demonstrando o sucesso dos movimentos assertivos de fortalecimento de balanço e da estrutura de capital liderados pela Gol. A Smiles além de promover alto valor agregado para as operações da Companhia, continua sendo um ativo de grande valor não onerado,” concluiu Richard Lark.

Iniciativas ESG

Continua avançando em diversos projetos e iniciativas com foco em ESG. O Comitê de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI), composto por uma seleção diversificada de colaboradores do seu Time de Águias, realiza discussões aprofundadas sobre temas DEI, estudando e propondo ações para aumentar a diversidade em cargos de liderança.

As políticas e os programas de ética e compliance da Gol revisam as políticas organizacionais anticorrupção e as diretrizes legais e de compliance, fortalecendo as capacidades da Companhia para prevenir, detectar e responder a violações.

A Gol permanece focada no seu comprometimento em alcançar a neutralidade de carbono até 2050. O processo de certificação IEnvA Stage 2 fornece uma validação completa do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da Companhia em um nível equivalente ao da ISO 14001. Em 2020, a Gol foi a primeira companhia aérea do Brasil e uma das 14 do mundo a conquistar o Estágio 1, uma certificação desenvolvida pela Iata para empresas aéreas.

O programa “MeuVooCompensa”, iniciativa fruto da parceria entre Gol e MOSS, completou um ano em Junho/22, mantendo 2 rotas 100% compensadas de forma inédita – Recife/Fernando de Noronha e Congonhas/Bonito, além da possibilidade do Cliente compensar voluntariamente as emissões do trecho voado


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