Tradicional levantamento divulgado este mês pela empresa Caio Calfat – Real Estate Consulting – o Cenário de Desenvolvimento de Multipropriedades no Brasil, apresenta um panorama completo do mercado no Brasil.

Os dados de 2022 apontam números impactantes do setor que se consolida no Brasil e também traz as tendências, como região Sul assumindo a liderança no segmento, em novos empreendimentos e unidades ofertadas.

No Brasil, já são 77 cidades, em 20 estados, com pelo menos um empreendimento no formato multipropriedades. Segundo o levantamento, a região Sul se destaca com o maior crescimento da oferta com 45 empreendimentos já lançados. A região é seguido pelo Nordeste com 44 unidades, Sudeste com 37 unidades, Centro-Oeste com 24 unidades e Norte com seis unidades.

No Brasil, de 2021 para 2022, houve um aumento de 128 para 156 empreendimentos neste formato. O número de unidades habitacionais passou de 23.313 unidades para 29.887. Já o número de frações passou de 582.174 para 767.465.

O VGV potencial cresceu 45% em relação a 2021, totalizando R$ 41,2 bilhões no total.  A absorção de vendas está em 58% desse total, restando 42% em estoque. Já o VGV potencial dos 45 empreendimentos do Sul é de 14,1 bilhões e o VGV vendido de 7,5 bilhões. São 2.678 unidades habitacionais prontas, 2.610 em construção e 1.812 em lançamento na região.

Os 45 empreendimentos no formato multipropriedades já lançados no Sul do país ofertam 7.100 unidades e 175.867 frações. Gramado é a cidade com o maior número de equipamentos na região, com 11 empreendimentos, seguida por Florianópolis com quatro, e Foz do Iguaçu e Itapema com três empreendimentos cada.

A Serra Gaúcha conta com 17 distribuídos nas cidades de Gramado (11), Canela (dois), Bento Gonçalves (dois) e Garibaldi (dois).

O Grupo Laghetto Golden Multipropriedades, criado em 2016 na Serra Gaúcha, puxa o crescimento do segmento no Sul do país com cinco grandes empreendimentos de multipropriedades no Rio Grande do Sul. São eles: o Hotel Laghetto Stilo Borges, primeiro empreendimento nesse formato em operação e o Golden Gramado Resort Laghetto, ambos em operação. O grupo prepara o lançamento, ainda este ano, de seu sexto empreendimento. Com 160 unidades, desta vez a localização será o coração de Gramado na Avenida Borges de Medeiros.

O empresa, que reúne as empresas Laghetto Hotéis, WAM, Athivabrasil, ABL Prime, PRG e Wert, chegou a 1.5 bilhões de VGV, 929 unidades habitacionais e 35 mil frações comercializadas, somente nesse ano.

“O segmento de Multipropriedades, embora novo, já está consolidado e é uma tendência mundial em grandes pólos turísticos. E, Gramado e a Serra Gaúcha, souberam muito bem conduzir a consolidação deste formato, não à toa puxando a liderança do segmento para a região Sul. Muito deste resultado que chega agora, vem de um trabalho iniciado lá em 2016 quando lançamos os nossos primeiros empreendimentos que hoje já estão em operação como o Golden Gramado Resort Laghetto e o Chateau Du Golden”, destaca o CEO do Grupo Laghetto Golden, Ênio Almeida.

“Estes projetos foram pioneiros e abriram as portas para um novo produto que não só movimenta a economia local como combate a sazonalidade e gera emprego e renda para as cidades e regiões turísticas. Hoje, o segmento de multipropriedades oferta belíssimos equipamentos hoteleiros e transforma o cenário turístico na Serra Gaúcha”, finaliza o CEO.

Primeiro hotel boutique do país no segmento entra em operação

Entrou em operação em Gramado, esta semana, o primeiro hotel boutique do país no formato multipropriedades. Trata-se do Chateau du Golden, nova operação do grupo Laghetto Golden Multipropriedades.  O Chateau conta com 56 suítes modernamente decoradas em dois ambientes com área total de 36m².

Chateua du Golden Gramado
Foto: Divulgação/Laghetto Golden

O atendimento é exclusivo e personalizado pelo time de concierges, guest relations e agentes de experiências e a hospedagem inclui: Welcome Drink, Café da Manhã servido das 07h às 11h, Brunch aos domingos até às 15h, sendo o late check out de acordo com a disponibilidade, serviço de boa noite e estacionamento com manobrista.

Na gastronomia são dois restaurantes locais: o Cravo e Canela. O primeiro restaurante mais intimista e com uma proposta slow food, se inspira na gastronomia do norte da Itália; e o segundo restaurante possui um menu mediterrâneo.

Complementam o cenário, o deck panorâmico e Wine Garden com vista para o Vale do Quilombo e o Tour das Estrelas propõe a observação dos astros através de um telescópio Celestron de última geração. A inauguração oficial está prevista para o mês de julho.


Leia também: Wyndham encerra Adit Share 22 com expectativa positiva de crescimento