De acordo com uma nota da Autoridade de Turismo do Havaí (HTA), foi anunciado recentemente que as ilhas estariam afrouxando levemente suas diretrizes do programa Safe Travels aos viajantes que entrariam nas ilhas: os turistas não precisarão mais preencher um questionário na plataforma até 24h antes da decolagem, e o período mandatório de quarentena foi reduzido de dez para cinco dias aos viajantes domésticos dos EUA.

Anteriormente, o preenchimento do questionário era necessário para o recebimento de um código QR necessário para adentrar nas ilhas, providenciando dados que reduziriam o tempo de processamento no aeroporto; agora, este código será enviado por email assim que os viajantes encaminharem seus dados de viagem na plataforma.

Por fim, viajantes que testarem positivo no teste da covid-19 deverão se isolar por ao menos cinco dias ou até os sintomas desaparecerem, e deverão continuar usando máscara por até cinco dias após o término do período de isolamento. Caso o viajante continue sintomático após o quinto dia, deverá procurar atendimento médico até realizar outro teste; caso este dê positivo, deverá continuar em isolamento por mais cinco dias.

Com as novas regulamentações, se alinhando de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), o estado americano pretende simplificar os protocolos de segurança. Mesmo assim, todos os viajantes chegando dos Estados Unidos ainda deverão realizar um teste para covid-19 antes do embarque, além de apresentar esquema vacinal completo ou cumprir o período de quarentena.

“Estamos adotando as recomendações do CDC como parte de nosso esforço para atenuar a atual disseminação muito rápida da variante omicron. Essas diretrizes são mais práticas de se implementar, tornando o processo mais fácil para todos”, afirmou a epidemiologista Sarah Kemble. “Mesmo assim, devemos nos preparar para mudanças nas orientações ao longo das próximas semanas”.

Fonte: Travel Weekly