A temporada de inverno começou oficialmente em Monte Verde (MG) no último sábado (11), repleta de atividades especiais para o final de semana do Dia dos Namorados, e, agora, continuará agitada no feriado prolongado de Corpus Christi. Com 95% das vagas de hotéis já reservadas para este período, o distrito de Camanducaia voltará a registrar forte presença de visitantes, que já se preparam para aproveitar os atrativos do tradicional destino turístico do Sul de Minas. A Move (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região) estima pela passagem de 30 mil turistas pelo distrito entre esta quinta-feira (16) e domingo (19).

Conhecido pelo clima ameno, pela tranquilidade, pela natureza exuberante e pela culinária requintada dos seus restaurantes, Monte Verde foi eleito o destino mais acolhedor do Brasil pelos usuários da plataforma Booking.com, e é famoso pela sua história cultural. Nesta temporada de inverno, que vai até 14 de agosto, abrigará três grandes eventos: Amor nas Montanhas, Inverno nas Montanhas e Cozinha Mineira nas Montanhas, todos organizados pela Move.

Neste período de pouco mais de três meses iniciado no último dia 11 de junho, Monte Verde espera receber 600 mil pessoas e movimentar R$ 200 milhões na economia local. E uma das principais razões para atrair muitos visitantes é o clima gelado, pois fica localizado na Serra da Mantiqueira, a 1.600 metros de altitude.

Nesta terça-feira (14), o distrito de Camanducaia (MG) registrou temperatura negativa de 1ºC, segundo medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Carros amanheceram com os vidros cobertos por gelo e houve geada na área rural, com os campos ficando esbranquiçados e as folhas de algumas árvores congeladas.

Para este feriado, a previsão do tempo indica temperaturas mínimas que vão variar entre 9ºC e 13ºC de quinta-feira a domingo. Essa condição é vista após Monte Verde ter um maio atípico, com quatro dias de temperaturas abaixo de zero e a menor máxima (5,7ºC) para o mês em 22 anos.

O Inmet aponta dois dias de sol para esta quinta e sexta-feira em sua previsão, o que torna propício aos turistas os passeios pelos pontos de natureza privilegiados. Um deles é o Parque Oschin, que possui 50 mil m², restaurante em espaço aberto, playground, fauna que conta com lhamas, além de outros atrativos, como um bosque de araucárias, um lago, uma cascata, uma gruta e até um redário. A brincadeira “Caça ao Tesouro”, que costuma promover uma interação interessante entre crianças e adultos, é uma atração marcada para começar às 15h e está confirmada para os quatro dias deste feriado prolongado.

Desde o último 3 de junho, o parque está promovendo o Festival Tropeiro, que vai até 14 de agosto, oferecendo quatro opções gastronômicas aos seus visitantes: Entrevero de Pinhão, Caça ao Tesouro, Sapecada de Pinhão e Café Tropeiro.


Leia também: Abih-RJ e HotéisRIO divulgam ocupação para o feriado