A Movida, é uma das apoiadoras do projeto piloto “Viagens Corporativas”, lançado nesta quarta-feira (13) pela Childhood Brasil, por meio do Programa Na Mão Certa. A iniciativa tem como foco implementar estratégias de impacto na prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes em toda a cadeia de serviços das viagens corporativas. O projeto piloto é financiado pela Carlson Family Foundation e a proposta é que as empresas parceiras ajudem a disseminar a mensagem dessa iniciativa entre seus públicos interno e externo.

O lançamento acontece no aniversário do Eca (Estatuto da Criança e do Adolescente) e foi realizado por meio de um evento virtual no canal do YouTube da Childhood Brasil. O encontro contou com um depoimento da Rainha Silvia da Suécia, fundadora da Childhood Brasil, e com a participação de lideranças das empresas apoiadoras.

Também foi lançada a campanha “Vai Viajar? Ligue o Radar” para alertar sobre a importância de ficar atento a situações suspeitas e de denunciar, caso presencie alguma situação de exploração sexual de crianças e adolescentes. Estima-se que apenas 7% do total seja de fato denunciado às autoridades.

Alinhado às diretrizes globais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que entre suas metas 5.2, 8.7 e 16.2 visa erradicar todas as formas de violência, exploração sexual, abuso, tortura e tráfico contra crianças e adolescentes, o propósito da iniciativa é ratificar o compromisso do setor privado de comunicar e promover a educação continuada dos colaboradores, fornecedores e clientes das viagens corporativas para que todos os envolvidos na cadeia de serviços das viagens saibam como proteger e denunciar casos de exploração sexual contra meninas e meninos, assim como orientar sobre outros temas relacionados à proteção da infância.

“É obrigação de todos nós promover o desenvolvimento integral e identificar, denunciar e diminuir os riscos da exploração sexual de crianças e adolescentes nas viagens corporativas e em quaisquer outras circunstâncias. Hoje damos esse primeiro passo, assinando o compromisso voluntário do projeto Viagens Corporativas, e, com isso, assumindo publicamente a proteção de crianças e adolescentes como um valor para o nosso negócio”, ressaltou Jamyl Jarrus, diretor executivo de Vendas e Marketing da Movida.

Todas as ações do projeto estão sustentadas em uma visão de impacto positivo e transformação sustentável do ecossistema de viagens corporativas, permitindo que as empresas possam efetivamente tornar a proteção de crianças e adolescentes um valor inegociável para o seu negócio e contribuindo para uma sociedade em que crianças e adolescentes cresçam livres de violências e tenham seu desenvolvimento garantido.

“Reconhecemos por meio de estudos globais que as viagens realizadas a trabalho, chamadas de turismo de negócios, configuram um setor extremamente vulnerável à exploração sexual de crianças e adolescentes e, entendemos que, o setor privado tem um papel fundamental de atuação na prevenção e enfrentamento desta grave violação dos direitos humanos. Com a estreita relação com o setor privado desde 2006, o Programa Na Mão Certa conseguiu identificar esta frente como mais uma oportunidade de apoiar as empresas a avançarem em suas políticas de direitos humanos e ESG”, disse Eva Dengler, gerente de Programas e Relações Empresariais da Childhood Brasil.

A partir de 2023, esta nova frente de atuação vai ampliar as soluções oferecidas às empresas participantes do Programa Na Mão Certa e abrir um canal de relacionamento com as companhias que atuam na cadeia de serviços de viagens corporativas.


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