Em vista dos recentes acontecimentos na região de Capitólio (MG), o Ministério do Turismo (MTur), com o ministro Gilson Machado Neto, reuniu-se virtualmente com representantes do Fórum Nacional de Dirigentes e Secretários Estaduais de Turismo (Fornatur).

A pauta foi discutir a segurança da atividade turística em regiões do tipo, conduzindo estudos geológicos para identificar eventuais riscos.

Machado Neto defendeu a inclusão do setor no Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil e acrescentou que o MTur finaliza preparativos para disponibilizar um curso gratuito de capacitação voltado a condutores de turismo náutico.

“Essa capacitação, que nós já vínhamos desenvolvendo, é de fundamental importância. Não apenas pelo momento, mas para a inclusão no mercado de trabalho de profissionais que deem segurança ao turista”, diz.

O ministro também manifestou solidariedade a familiares e amigos das vítimas da tragédia em Minas Gerais. Além disso, solicitou a estados e municípios que indiquem pontos turísticos prioritários a serem analisados, além de estimular a formalização de operadores do setor.