BRL - Moeda brasileira
EUR
6,43
USD
5,46

MTur divulga duas publicaçíµes do turismo gastronômico

O Ministério do Turismo disponibilizou nesta segunda-feira (13.06) duas publicações sobre turismo gastronômico: o “Estudo sobre Tendências de Turismo Gastronômico: Brasil 2030”, produzido em parceria com o Instituto Federal de Brasília (IFB); e o Boletim de Inteligência de Mercado em Turismo Gastronômico, elaborado pela Coordenação-Geral de Produtos Turísticos do MTur.

Os documentos foram lançados durante uma transmissão online promovida pelo órgão, destinada a interlocutores da Rede de Inteligência de Mercado no Turismo (RIMT) e ao público em geral. Os textos integram ações do Programa Nacional de Turismo Gastronômico, construído junto à Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e anunciado em março deste ano pelo MTur.

“Uma das prioridades desta gestão é fomentar o turismo gastronômico em todo o país, uma potência mundial na área. Não tenho dúvida de que, em breve, começaremos a colher os frutos desse trabalho e o Brasil ganhará um diferencial competitivo frente a outros destinos mundiais”, diz o ministro do Turismo, Carlos Brito.

As publicações reúnem perspectivas nacionais e internacionais do segmento. Durante a live, o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do MTur, Fábio Pinheiro, apontou benefícios das análises. “Os estudos favorecem o planejamento de ações, além de reforçarem que a gastronomia se insere em uma imensa cadeia produtiva, que gera emprego e renda a pequenas comunidades”, ressaltou.

O Programa Nacional de Turismo Gastronômico é fruto, ainda, de um trabalho organizado juntamente a uma rede de especialistas. A iniciativa, que teve uma cartilha explicativa divulgada durante a live, busca elevar a competitividade do Brasil no segmento e melhorar o posicionamento do país como destino gastronômico, com reflexos na movimentação de divisas e na criação de postos de trabalho.

Também presente à live, a diretora do Departamento de Inteligência Mercadológica e Competitiva do MTur, Nicole Facuri, enalteceu a união de esforços na área. “Com a união desses esforços, a gente consegue trabalhar políticas públicas muito mais robustas. É muito importante nós trabalharmos a diversificação da oferta turística, e o turismo gastronômico é fundamental para o posicionamento de um destino turístico”, observou.

A live também teve a participação dos consultores Richard Alves e Elimar Nascimento; da professora de gastronomia Ana Paula Jacques (IFB) e do chefe da Divisão de Ações de Promoção da Cultura Brasileira do Ministério das Relações Exteriores, Adam Muniz. O representante do MRE detalhou o programa “Brasil em Sabores”, voltado à promoção da gastronomia nacional no exterior.

O Programa Nacional de Turismo Gastronômico envolve ações de estruturação e promoção com o objetivo de desenvolver o segmento e efetivar a grande vocação do Brasil no setor. O objetivo é valorizar a diversidade e a singularidade da culinária do país e contribuir para a ampliação das vantagens competitivas do Brasil como destino gastronômico de excelência.


Leia também: MTur assina memorando com a Arábia Saudita

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

UE aprova fim da cobrança por...

Medida da UE sobre bagagem ainda será negociada com Estados-membros; companhias aéreas e entidades do setor reagem com críticas à proposta

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Parintins 2025 deve bater recordes e...

Ministro Celso Sabino destaca o potencial do evento para impulsionar o turismo cultural e a imagem do Brasil no exterior

Greve de controladores de tráfego aéreo...

Paralisações nos dias 3 e 4 de julho devem afetar voos em toda a Europa; impacto pode atingir sobrevoos e conexões com destinos como Portugal e Marrocos

The Brando leva proposta de luxo...

Resort de luxo sustentável The Brando aposta em experiências exclusivas e preservação ambiental para atrair viajantes do mercado brasileiro

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS