Durante a primeira edição do Cruise360 Brasil, promovido pela Clia Brasil, importantes nomes do setor de cruzeiros compartilharam suas visões sobre as tendências e experiências dos cruzeiros de expedição, que estão moldando o futuro dessa indústria em constante evolução. Entre os destaques do evento estiveram as falas diretas de Ilya Hirsch, fundador e Conselheiro da Qualitours; Ricardo Alves, diretor da Velle Representações; e Ignacio Palacios, diretor de Venda e Revenue da MSC Cruzeiros.

Ricardo Alves iniciou a discussão ressaltando a importância de adaptar as experiências de cruzeiro a cada destino específico: “A cada parada, junto com experiência diferente, a gente tem uma situação diferente, a gente tem que combinar com a cultura. O roteiro é focado no destino, né? O barco é o que menos importa na maioria das vezes, então assim, para início de conversa.”

Por sua vez, Ilya Hirsch trouxe à tona a essência dos cruzeiros de luxo e a expectativa dos passageiros por serviços personalizados e exclusivos: “O cruzeiro de luxo custa, pelo menos, 400 a 500 dólares por dia por pessoa, e nos navios de expedição chega a mil dólares por dia por pessoa. Então, você imagina o que que viaja desse navio biluxo, ele espera as acomodações mais confortáveis, grandes, tem que ser suítes habitáveis, nem pensar.”

Ignacio Palacios, por sua vez, destacou a evolução do conceito de luxo e a importância de atender às demandas das novas gerações de viajantes: “O luxo também está mudando, se você vai com a ideia clássica e quando vai pra realidade, a participação de millennials, das novas gerações, de riqueza do mundo digital, também está mudando.”

Essas perspectivas diversas refletem a complexidade e a riqueza do mercado de cruzeiros, onde a personalização, a inovação e a adaptação são fundamentais para atrair e manter os passageiros exigentes de hoje. Com destinos fascinantes e experiências exclusivas, os cruzeiros de luxo e expedição continuam a cativar a imaginação dos viajantes em busca de aventura, conforto e descoberta. O Cruise360 Brasil proporcionou um espaço valioso para explorar essas questões e antecipar o que está por vir nesse emocionante setor da indústria de viagens.