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Abear pressiona Governo e propíµe diálogo permanente sobre QAV

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A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) e companhias aéreas reuniram-se na segunda (11) com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Na pauta do encontro estava o debate sobre a MP 1.089/21, conhecida como “MP do Voo Simples”, que desburocratiza e simplifica o ambiente de negócios do setor, e a MP 1.094/21, que trata do Imposto de Renda sobre o leasing de aeronaves, cujo prazo de vigência vai até o dia 1º de junho.

O debate da Abear com o líder da Câmara dos Deputados visa pressionar a votação, aprovação ou extensão das duas MPs, que estão relacionadas aos custos da aviação e tem importância para o cenário de recuperação do setor aéreo no Brasil.

“Apresentamos ao presidente da Câmara um panorama atual do setor aéreo, impactado pelo aumento dos custos estruturais com a guerra na Ucrânia, e ressaltamos a importância das duas MPs para que as empresas aéreas tenham mais condições de garantir uma retomada sustentável, contribuindo com o desenvolvimento econômico e social do país”, afirmou Eduardo Sanovicz, presidente da Abear.


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Além da reunião com Lira, os representantes da Associação se reuniram com os ministros da Casa Civil, Ciro Nogueira, da Economia, Paulo Guedes, e da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, no mesmo dia.

Durante os encontros, foi proposta a criação de uma mesa de diálogo permanente para buscar soluções para o setor aéreo, que tem sido fortemente pressionado pela disparada do preço do querosene de aviação (QAV). No ano passado, o combustível registrou aumento de 92% em relação a 2020 e, de 1º de janeiro a 1º de abril, o composto acumula alta de cerca de 38%.

“Todas as reuniões tiveram um objetivo comum: o de propor aos ministros a criação de uma mesa de diálogo permanente para que possamos, juntos, encontrar soluções para a superação da crise do setor aéreo, deflagrada em 2020 pela pandemia do novo coronavírus e que ficou mais aguda recentemente com a guerra. Só com interlocução e resiliência poderemos garantir uma recuperação consistente do setor aéreo”, concluiu Sanovicz.

Airbus lança aeronaves A220-100 e A220-300

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A Airbus lançou, nesta terça-feira (12), as aeronaves A220-100 e A220-300 no Aeroporto de Congonhas (SP). Os novos modelos são mais modernos e estão na categoria de 100 a 150 assentos. Já são mais de 200 unidades operando até o momento em 600 rotas.

A Airbus já recebeu mais de 740 encomendas de 25 diferentes clientes do novo modelo, como a Jetblue que já havia solicitado 100 aeronaves e agora mais 30. O A220-300 teve 72 encomendas e é feito para viajar por longas rotas e também em zonas mais difíceis com pistas curtas e montanhosas. A AirFrance e a Delta totalizam mais de 60% do mercado operando com a nova aeronave.

A diferença entre o A220-100 e A220-300 está no comprimento do avião e na capacidade de passageiros, o A220-100 pode acomodar até 135 assentos e o A220-300 até 160 lugares.

As novas aeronaves emitem 25% menos carbono no meio ambiente, o que é o equivalente à preservação de 170 mil árvores por ano, ou seja, a quantidade de árvores presente em três Parques Ibirapuera. Além disso, A Jetblue já observou que o custo por assento é 30% menor.

“A substituição das aeronaves antigas por aeronaves de tecnologia melhor e mais eficiente pode trazer ganhos significativos na emissão de carbono e também na responsabilidade social e ecológica da empresa”, afirma Victor Shigueoka, diretor de Marketing da Airbus.

Victor Shigueoka, diretor de Marketing da Airbus – Foto: Nadine Alves

Decolar lança Programa de Reconhecimento para hotéis

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A Decolar anunciou nesta segunda-feira (11) a primeira edição do seu Programa de Reconhecimento, idealizado pela equipe de Sourcing Non-Air, tendo como objetivo premiar hotéis parceiros nas categorias Top de Vendas Hotéis (destino preferente e destinos do Brasil), Top de Vendas Grupos Hoteleiros, Hotel Preferente e Tempo de Relacionamento.

“Estamos iniciando este Programa de Reconhecimento anual como forma de agradecer aos nossos parceiros que sempre nos apoiam. Nesta primeira edição, todos os hotéis recebem um certificado de reconhecimento e de agradecimento”, explica Tiago Lopes, diretor de Sourcing Non-Air da Decolar.

“Para os hotéis das categorias Top de Vendas Hotéis e Top de Vendas Grupos Hoteleiros, vamos conceder pontos do nosso programa de benefícios Passaporte Decolar, para que o executivo do hotel possa trocar por qualquer produto de viagem”, conclui.

1ª Edição Programa de Reconhecimento

A equipe de Sourcing Non-Air reconheceu 1.082 hotéis nas quatro categorias. Confira a lista com os principais destaques:

Top de Vendas Hotéis (Destino Preferente): 150 hotéis, entre eles Ritz Suites Home Service, Rio Othon Palace, Serhs Natal Grand Hotel & Resort, Vivá Porto de Galinhas Resort, Wyndham Gramado e Recanto Cataratas.

Top de Vendas Hotéis (Destinos Gerais): 10 hotéis, entre eles Sauípe Resorts All Inclusive, Iberostar Bahia, Grand Palladium Imbassaí Resort & SPA, Comfort Suítes Vitória, Sauípe Premium Brisa e Golden Tulip Porto Vitória Hotel. 

Top de Vendas Grupos Hoteleiros – 3 redes: Accor Hotels, Atlantica Hotels e Laghetto. 

Hotel Preferente:  211 hotéis, entre eles Gran Hotel Stella Maris, Ocean Palace All Inclusive Premium, Hotel Nacional Rio de Janeiro, Jurerê Beach Village e WZ Jardins.

Tempo de Relacionamento: 708 hotéis, entre eles Beach Park Acqua Resort, Casa Grande Hotel e Resort, San Raphael, Brisa Suítes e Maredomus Hotel

Pernambuco já opera com 94% do volume de passageiros pré-pandemia

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De acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), analisados pela Unidade de Pesquisa da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), o Aeroporto Internacional dos Guararapes – Gilberto Freyre ultrapassou em 5% o volume de voos previstos para abril, com relação a 2019.

O equipamento aeroportuário prevê operar até 5.825 pousos e decolagens em abril. Com relação às demais capitais do Nordeste, Salvador e Fortaleza devem operar um total de 4.285 e 2.683 voos, respectivamente. O terminal pernambucano operará com uma média diária de 194 frequências, entre pousos e decolagens. 

“Temos mais voos previstos para este mês que em abril de 2019, ano em que no turismo local estava em crescimento, então este é um resultado muito bom. Ter uma malha robusta, com ligações diretas para várias cidades, é, sem dúvida, um dos maiores trunfos do Estado nesta retomada”, comemora Milu Megale, secretária de Turismo e Lazer.

Outro motivo de comemoração com relação à aviação é o incremento da movimentação de passageiros. Dados fornecidos pela Aena Brasil, companhia responsável pelo terminal, apontam que, em fevereiro, cerca de 640 mil passageiros circularam pelo aeroporto da capital.

O valor representa 94% do número de passageiros embarcando e desembarcando no aeroporto em fevereiro de 2020, quando foi realizado o último Carnaval antes da pandemia. Naquele ano, foram 734 mil transitando pelo aeroporto. Em relação a 2021, durante a pandemia, o aumento da movimentação de passageiros foi de 18%.

“Resultados como esses são a prova de que os turistas voltaram a Pernambuco e ajudam a reaquecer a economia do Estado. Seguimos recuperando ligações, agora com foco especial no internacional, visando o mercado argentino”, salienta Antonio Neves Baptista, presidente da Empetur.

Grupo Tauá prevê ocupação acima de 80% na Páscoa, superando 2019

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Grande Hotel Termas de Araxá
Foto: Divulgação

O Grupo Tauá declarou nesta segunda-feira (11) que possui altas expectativas para a retomada do setor de hotelaria neste ano, prevendo faturar R$ 10 milhões nos feriados de Páscoa e Tiradentes, 78% a mais que no período pré-pandemia.

A previsão é de que o grupo atinja 84% de ocupação no período de Páscoa (14 a 17 de abril), considerando seus quatro resorts em Alexânia (GO), Araxá (MG), Atibaia (SP) e Caeté (MG). Comparando com 2019, a taxa representa um aumento de 58%. Já para o feriado de Tiradentes, a ocupação prevista é de 61%.

Grupo Tauá
Brinquedão Aqualegre, Grupo Tauá. (Foto – Divulgação/Gabriel Boieras)

TudoAzul congela tarifa e permite emitir passagens sem pontos

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O TudoAzul lançou nesta semana um serviço para facilitar ainda mais as reservas e compras de passagens aéreas: a “Tarifa Congelada”, que permite que o cliente faça emissões de passagens aéreas mesmo sem ter o saldo necessário em conta, garantindo o valor da tarifa escolhida por até 11 meses. 

Inicialmente disponível no aplicativo de TudoAzul e via call center, o novo serviço oferecerá duas possibilidades: congelamento por 48 horas ou congelamento por até 11 meses.

O congelamento de tarifa por 48 horas servirá para o Cliente que quer assegurar sua reserva de emissão por até dois dias. Porém, ela deverá ser quitada em até sete dias antes do voo nacional ou 14 dias antes se for uma viagem internacional.

Já no caso de congelamento por até 11 meses, o cliente ganha mais tempo para acumular a quantidade de pontos necessária para quitar a sua emissão, devendo quitar seu saldo até 30 dias antes do voo nacional ou 50 dias antes do voo internacional.

As taxas de congelamento e o número de reservas simultâneas dependem da categoria do Cliente no programa de vantagens. 


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Durante a contratação da “Tarifa Congelada” a data de expiração da reserva será informada ao cliente no canal de venda. Após a contratação, o cliente receberá e-mails com todas as informações referentes à sua reserva.

Também durante a contratação do serviço, o valor em real referente à taxa de serviço, incluindo a taxa de congelamento, deverá ser pago imediatamente com um cartão de crédito e não será reembolsável. Somente o pagamento do bilhete em Pontos poderá ficar pendente até a data de expiração da reserva. 

“Esse já era um serviço que oferecíamos em formato parecido para a compra de passagens em real e, agora, passaremos a oferecer também em pontos e com condições ainda melhores”, explicou Daniel Bicudo, diretor de Marketing e Negócios da Azul.

“Nosso objetivo é oferecer ainda mais possibilidades para nossos clientes, ofertando um serviço que garante a ele as melhores opções de tarifas e tempo para quitar seu débito e planejar a sua viagem com tranquilidade”, concluiu o executivo.

Mercado de seguro viagem tem alta de 141% em janeiro

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viagem
Foto: Divulgação

O mercado de seguros viagem brasileiro começou 2022 de forma promissora. Segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep), foram contratados R$ 50 milhões em prêmios em janeiro deste ano, um crescimento de 141% em relação ao mesmo período do ano passado (R$ 19 milhões).

Em 2021, o mercado de seguro viagem já tinha apresentado melhoras em relação ao ano anterior, devido à retomada das viagens, que foram muito impactadas com o início da pandemia de covid-19, em março de 2020.

O ano passado fechou com uma contratação total de R$ 338 milhões em prêmios, um crescimento real de 27,3% em relação ao ano anterior, quando os prêmios somaram R$ 242 milhões.

Em 2021, os valores desembolsados pelas seguradoras (R$ 176 milhões) também voltaram a cair e ficar abaixo dos prêmios contratados, depois da alta de sinistros em 2020 (R$ 373 milhões), que superaram os prêmios naquele ano.


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Apesar disso, os prêmios contratados em 2021 ainda ficaram abaixo dos níveis pré-pandemia, já que, em 2019, esses valores chegaram a R$ 592 milhões.

Para Marilberto França, CEO da Affinity, no entanto, se a tendência de janeiro se mantiver ao longo de 2022, neste ano o setor pode se aproximar dos patamares pré-pandemia ou até superá-los.

“Temos registrado uma alta procura pela contratação do seguro viagem. O brasileiro, mais do que nunca, entende a importância de viajar protegido. A pandemia mudou a forma como grande parte das pessoas entendem o seguro. Se antes muitos consideravam item extra, hoje ele é essencial. Nossos planos com cobertura para o coronavírus são os mais buscados desde o seu lançamento”, disse.

A Affinity registrou em 2021 um crescimento de 857% em comparação com 2020. Somente nos dois primeiros meses de 2022 as vendas já chegam perto de todo o resultado de 2020.

“Isso deixa evidente a retomada. Não temos porque duvidar que teremos meses excelentes até dezembro. A nossa aposta é de chegar aos níveis pré-pandemia”, concluiu França.

Maringá Turismo reestrutura equipe da área comercial

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A agência Maringá Turismo, do Grupo Arbaitman, anunciou que estará passando por uma reestuturação da área comercial da empresa, liderada por Fabiano Coelho, diretor de Vendas & Relacionamento. Na matriz de São Paulo e nos escritórios do Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre, as contratações fazem parte de um planejamento estratégico para a retomada de turismo e eventos.

No escritório do Rio de Janeiro, responsável pelo atendimento da região Sudeste (exceto São Paulo), a agência de viagem anunciou a chegada de Fernando Cardoso, ao lado de Vanessa Blanco, para compor a área. O profissional conta com 20 anos de atuação no turismo, com passagens pela Latam, Aeromexico e South African.

Em Curitiba, escritório que atua na região Sul e Centro-Oeste, Suely Araya reforça o time ao lado de Marcos Rascov, trazendo seu conhecimento de 25 anos no campo operacional. Complementa o time Ana Carolina Barros, que já passou por agências como CWT e Alatur. Por fim, focados no atendimento do extremo sul, com base em Porto Alegre, Roberto Wagner e Renata Santana estão trabalhando a todo vapor, com pouco mais de um mês de atividades na Maringá.

“Estou muito contente com nossas ações e estratégias. A qualidade do nosso atendimento, da nossa gestão em viagens corporativas e a incessante busca pelas melhores negociações para nossos clientes farão com que os desafios de 2022 sejam ultrapassados com muita segurança”, afirma Siderley Santos, vice-presidente do Grupo Arbaitman.

Conhecimento no dia dia

Na matriz, em São Paulo, parte dos reforços trazem conhecimento essencial do dia a dia dos clientes para o relacionamento: Adriana Bianco, Ana Elisa Tamanini e Fanny Delfino. Rogério Penha também retorna à Maringá ao lado de Silvana Celani.

A equipe passa a ser coordenada por Andréa Plácido, que reúne vasta experiência na Maringá Turismo desde 1997. Ainda terão interação constante com Fábio Parlatore, responsável pelos novos negócios e relacionamento na Central de Eventos, empresa do grupo especializada na organização de eventos corporativos.

CVC Corp reforça time com novo gerente de vendas para São Paulo

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A CVC Corp anunciou recentemente o ingresso de Allan Gomes Silva como gerente de Vendas para São Paulo, representando as marcas RexturAdvance, Trend, Visual e Esferatur, com reporte à gerente regional Noah Britto, na estrutura da diretora Claudia Pinheiro.

Com 15 anos de experiência, Allan desenvolveu carreira na área comercial, com atuação em todo o processo, desde prospecção, negociação, implantação de produtos e serviços, até a realização do pós-venda, passando por empresas como Flytour, Sakura Consolidadora e TriTravel Operadora.

“Construí minha carreira no turismo e poder fazer parte da CVC Corp, especialmente neste momento de retomada, é uma honra, além de um grande desafio. Estou certo de que, juntos, levaremos novidades e excelentes negócios a todos os nossos agentes de viagens parceiros”, conclui.

CVC: Convenção de Vendas 2022 será em Maceió

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A CVC realiza anualmente Convenção de Vendas para franqueados, máster franqueados, times das lojas e colaboradores. O destino escolhido para receber a edição deste ano é Maceió, que seria palco do encontro de 2020 e foi cancelado por conta da pandemia. Em 2021, foi realizado de forma 100% virtual e, agora, acontece em formato híbrido, de 7 a 12 de junho.

O tema deste ano é o aniversário de 50 anos da CVC, que será celebrado oficialmente em 28 de maio, mas terá comemorações desde 1º de maio, com estreia de uma super campanha, e uma série de ações até fim do ano. O conteúdo do evento inclui fechamento do ano de 2021, direcionamento estratégico e orientações sobre futuro e modo de operação da empresa.

Além das plenárias e de ativações com patrocinadores, haverá coquetel de abertura, jantar de premiação para reconhecimento das lojas que se destacaram ao longo do ano passado e festa com show de enceramento. O encontro também prevê programação para que os participantes conheçam o destino, visitando pontos turísticos e a hotelaria da região.

“O aniversário de 50 anos da CVC neste ano é uma data muito representativa em nossa história. E é esse contexto especial, que também marca o reencontro das pessoas após doios anos sem realizarmos este encontro presencialmente, que fará da nossa Convenção de Vendas 2022 um marco em nossa trajetória”, afirma Daniela Bertoldo, diretora executiva dos Negócios B2C da CVC Corp.

Para participação presencial, que acontece no Centro de Convenções de Maceió, a CVC espera público de mil pessoas. Já para participação remota são esperadas mais de 5 mil pessoas, entre gerentes, supervisores e consultores das lojas, além de colaboradores da CVC Corp.