BRL - Moeda brasileira
EUR
6,52
USD
5,58

Rio de Janeiro tem ocupação de 78% para o segundo Carnaval de 2022

Nesta terça-feira (19), ABIH-RJ e HotéisRio divulgaram a segunda prévia da pesquisa de ocupação para o segundo Carnaval de 2022, de 21 a 24 de abril, que também inclui o feriado de Tiradentes (21) e o de São Jorge (23).

Segundo o levantamento, até o momento a rede hoteleira do município do Rio de Janeiro registra uma média de 78% dos quartos reservados para o período. Barra da Tijuca/São Conrado ocupam a primeira posição, com 80,60%, com Ipanema/Leblon em segundo com 79,29% e Leme/Copacabana em terceiro (77,64%). Depois vêm Flamengo/Botafogo (72,09%) e Centro (71,28%).

No interior a média é ainda melhor, com 90,26% de quartos reservados. A Costa do Sol abre a lista com Arraial do Cabo (96,80%), Cabo Frio (93,50%) e Armação dos Búzios (93,40%). Paraty, na Costa Verde, tem 92%; logo depois, um empate entre Itatiaia/ Penedo, nas Agulhas Negras, e Macaé, na Costa do Sol, com 91,50%.

Logo depois aparece Miguel Pereira (91,40%), no Vale do Café, e Teresópolis (91%), na Serra Verde Imperial, seguidos de Angra dos Reis (90%), na Costa Verde. Vassouras e Valença/Conservatória, no Vale do Café, registram 88,70% e 88,10%, respectivamente, Rio das Ostras, na Costa do Sol, 87,20% e Petrópolis, na Serra Verde Imperial, 80,20%.

Esse será um Carnaval com muitos turistas domésticos, que respondem por 86% das reservas. A maior parte vem de São Paulo, seguido por Minas Gerais; em terceiro estão os turistas do próprio Rio de Janeiro, com os capixabas na quarta posição. Casais e famílias predominam, seguidos por visitantes sozinhos e grupos. Entre as faixas etárias, o primeiro lugar fica com as pessoas entre 31 a 40 anos, seguidos pelos de 41 a 50, 51 a 60 e 21 a 30.

No entanto, já é possível observar um retorno gradual dos turistas estrangeiros, que representam 14% dos hóspedes. A maior parte tem origem nos Estados Unidos, seguidos de Argentina, Chile e Colômbia. São predominantemente casais, seguidos de visitantes individuais, famílias e grupos. A faixa etária de 41 a 50 anos fica em primeiro lugar, seguida da faixa de 31 a 40 anos e, depois, de 21 a 30 e de 51 a 60.

Alfredo Lopes, presidente do HotéisRio, ressalta que o Carnaval é o maior evento do Rio de Janeiro – dados da Riotur mostram que, em 2020, a festa foi prestigiada por 2,1 milhões de turistas, que movimentaram cerca de R$ 4 bilhões na economia carioca.

“Por isso acreditamos que os números de ocupação vão aumentar ainda mais. Nossa expectativa é de que, até o dia do início do Carnaval, chegue a 85%. Após dois anos sem desfiles e blocos, o público quer voltar a desfrutar dos encantos da Cidade Maravilhosa”, comenta Alfredo Lopes, presidente do HotéisRio.

Sávio Neves, secretário de Estado de Turismo, destaca a consolidação dos destinos do Rio de Janeiro, ao longo da retomada das atividades.

Saímos de um feriado da Semana Santa com números excelentes e mantivemos o nível no Carnaval. Fora todo o simbolismo da volta desta festa, que é o maior espetáculo do mundo, os números representam que estamos trilhando o caminho certo para a retomada total das atividades, tendo o turismo como a locomotiva que irá gerar desenvolvimento econômico e social para o nosso estado”, conclui o secretário.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Inter inaugura nova sala Vip em...

Espaço oferece ambiente exclusivo com gastronomia mineira e reforça estratégia do Super App no segmento de viagens

Perfil de viajante: 19 milhões de...

De acordo com levantamento, a maioria tem entre 24 e 38 anos, compra online e participa de programas de milhas

Costa Cruzeiros e Universal Assistance oferecem...

Ação vale para embarques em 2025 e 2026 e contempla todos os cruzeiros da Costa vendidos até 30 de setembro

Brasilturis 898 – Julho 2025

DO JEITO QUE O BRASILEIRO GOSTA - Armadoras investem...

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS