O Visit Britain lançou uma campanha promocional avaliada em 10 milhões de libras, conforme anunciado nesta sexta-feira (11). A ação internacional, intitulada de “Welcome to Another Side of Britain”, visa destacar cidades e regiões específicas do Reino Unido.

As cidades em destaque nesta campanha incluem Bath, Birmingham, Brighton, Bristol, Cardiff, Glasgow, Edimburgo, Londres, Liverpool e Manchester.

A novidade marca o início do esforço global da marca para impulsionar o turismo receptivo para a Inglaterra, Escócia e País de Gales, na expectativa de um ano de grande sucesso, com eventos marcantes ao longo de 2022.

Combinada com mensagens de boas-vindas e segurança, a campanha do Visit Britain também apresenta os principais eventos turísticos deste ano, incluindo o Jubileu de Platina de Sua Majestade a Rainha, o 75º Aniversário do Festival Internacional de Edimburgo e o “Unboxed”, uma celebração da criatividade em todo o Reino Unido.

Todos os mercados internacionais do Visit Britain ativarão a nova campanha. No Brasil, isso incluirá esforços junto ao trade turístico através de parcerias com as operadoras e agências de viagens.

O Visit Britain estimou a perda em gastos de visitantes estrangeiros no Reino Unido, em 2021 e 2022 combinados, em mais de 48 bilhões de libras.

Além disso, a empresa calcula que a queda nas reservas e cancelamentos devido à variante Ômicron tenha gerado uma perda adicional de 1,5 bilhão de libras nos gastos com turismo receptivo no Reino Unido apenas nas primeiras oito semanas da nova onda.


Leia também


“Sabemos que há uma demanda reprimida por viagens e nossa prioridade é estimular ainda mais e cobrir esse interesse pela Grã-Bretanha o mais rápido possível, competindo intensamente por visitantes internacionais que contribuem com bilhões para nossa economia”, disse Gavin Landry, Vice-Presidente Executivo do Visit Britain para as Américas.

“Os eventos superlativos deste ano também trazem ótimas oportunidades para destacar as experiências únicas na Grã-Bretanha e promover nossas calorosas boas-vindas e nossa criatividade para o mundo”, concluiu.

“Estamos ansiosos para apresentar novos motivos para os brasileiros visitarem as cidades da Grã-Bretanha por meio desta campanha e mostrar como é fácil adicionar outras experiências dinâmicas e diversas em um roteiro”, disse Malcolm Griffiths, Country Manager do Visit Britain no Brasil.

“Elas incluem desfrutar de um jantar em um vagão de trem subterrâneo no Supperclub Tube de Londres; o pernoite em um barco com interior moderno em um canal em Manchester para uma experiência alternativa de acomodação ou o passeio a pé pelas ruas de Bristol para descobrir a famosa arte de rua, incluindo murais de Banksy”, ressaltou.

Dados pré-pandemia

As últimas estatísticas oficiais do Visit Britain mostram que, em 2019, 291 mil visitantes viajaram do Brasil para o Reino Unido e gastaram 250 milhões de libras no destino durante o período. 

As visitas e os gastos de férias aumentaram 16% e 34%, respectivamente, em comparação com 2018. 

Com base nesses números, nos primeiros três meses de 2020, o total de visitas aumentou 3%, atingindo um novo recorde de 76 mil quando comparado ao mesmo período de 2019. Os gastos aumentaram 8% e um novo recorde de visitas de férias também foi estabelecido.

O turismo receptivo trouxe uma receita de mais de 28 bilhões de libras para a economia do Reino Unido em 2019. É a terceira maior indústria de exportação de serviços e uma parte importante do comércio britânico.