Em meio à queda de casos na região, países da Europa anunciam, aos poucos, o relaxamento das medidas de restrição voltadas às viagens. Entre os que já se preparam para isso, estão França, Grécia e Portugal, enquanto o Reino Unido lida com as férias de meio de inverno.

Na próxima semana, a França informará oficialmente a retirada da necessidade de testes para turistas internacionais com o quadro vacinal completo. Será preciso que os viajantes tenham duas doses (ou dose única) somada ao reforço. A aplicação do imunizante adicional precisa ter sido feita dentro de nove meses após a segunda aplicação.

Em Portugal, novos requerimentos anunciados ainda incluem a testagem aos viajantes não vacinados. Aos imunizados completamente, o procedimento adotado é equivalente ao outro país da Europa citado acima.

Por fim, a Grécia também deve alterar as exigências aos viajantes que chegam ao destino, principalmente no que diz respeito ao teste para vacinados totalmente — duas doses. Contudo, viajantes que receberam o segundo imunizante (ou único) há mais de 270 dias precisam comprovar o reforço.

Fora da Europa, outras nações como Marrocos e Austrália já alteraram suas medidas restritivas relacionadas aos viajantes internacionais. Na maioria delas, a principal mudança é sobre a exigência de testes àqueles com o quadro vacinal completo.