Segundo o Curaçao Tourist Board (CTB), o destino continua se recuperando lentamente. De acordo com dados do escritório, foram cerca de 265 mil visitantes recebidos em 2021, sendo 4.267 brasileiros. Com desempenho lento nos primeiros cinco meses do ano passado, a melhora iniciou-se a partir de junho em razão do fluxo aéreo retomado com a América Latina.

Conforme informações de Curaçao, a taxa de recuperação ante número de visitantes de 2019 (463.683 mil) foi de 57%. Segundo Hugo Clarinda, diretor adjunto do CTB, emissores considerados como prioridade foram destaque no período.

“Registramos um número recorde de visitantes holandeses, juntamente com a chegada de turistas de outros mercados prioritários. O segundo semestre foi espetacular”, diz. Em complemento, o exxecutivo cita que o Banco Central de Curaçao espera um crescimento econômico de 6,6% para 2022, muito baseado na melhora do turismo.

“Anunciar com orgulho que a recuperação do turismo está no caminho certo. Supondo que a tendência continue, projetamos um desempenho ainda melhor do turismo em 2022”, conclui Clarinda.

Vale destacar que os mercados sulamericanos, especialmente Brasil e Colômbia, só tiveram uma reconexão com Curaçao com a retomada dos voos da Copa Airlines e Avianca em junho/2021.

Hotelaria

Dados recolhidos nos Cartões de Imigração dos viajantes revelam que a média de estada dos europeus, em dezembro, foi de 12,5 pernoites — frente dez pernoites no mesmo mês em 2019 — e, em sua maioria(56%), hospedados em resorts.

Os norte-americanos ficaram em resorts (68%) e tiveram 8,2 pernoites em 2021 — contra 7,4 pernoites no último dezembro pré-pandemia. Os sulamericanos tiveram uma média de 8,4 pernoites contra 7,9 de 2019. Em específico, brasileiros também preferiram resorts all-inclusive como hospedagem.

Cruzeiros

Ao todo, Curaçao registrou 34 escalas de navios de cruzeiro e 61.550 mil turistas vindos do mar em dezembro. No final de janeiro deste ano, a ilha passou a receber novos transatlânticos das armadoras Norwegian Cruise Line, Aida Cruises e Celebrity Cruises. Em agosto de 2021, a nova embarcação da Royal Caribbean, Odyssey of the Seas, atracou pela primeira vez no destino.

Protocolos

Para ingressar em Curaçao, é preciso apresentar um teste PCR negativo feito dentro de 48h antes do embarque. Além disso, a ilha exige certificado internacional da febre amarela, preenchimento de dois formulários no site oficial e e passaporte válido.