Rio Galeão ‘perde’ concessionária e será leiloado com Santos Dumont

A Changi Airport, operadora de Singapura que retém 51% do capital do Aeroporto Internacional Tom Jobim – Rio Galeão, anunciou nesta sexta-feira (11) que estaria devolvendo a concessão da infraestrutura para relicitação do governo estadual do Rio de Janeiro.

A decisão vem como consequência do que a Changi considerou como uma performance econômica abaixo da média, começando com a recessão de 2014 até a atual pandemia de covid-19.

O aeroporto parcialmente controlado pela Infraero, que retém os outros 49% do capital, viu um enfraquecimento no volume da prestação de serviços. Segundo a Changi Airport, “a pandemia provocou uma queda de 90% no número de voos no Brasil e enfraqueceu ainda mais as condições de operação do aeroporto”.

Por conta disso, Tarcísio de Freitas, atual ministro da Infraestrutura, retomou a discussão sobre a concessão do outro aeroporto do Rio de Janeiro, o Santos Dumont, agora pretendendo realizar o leilão de ambos em conjunto.

Com a 8ª rodada de concessão, uma única empresa ficará responsável pela operação dos dois aeroportos, trazendo uma resolução para as inseguranças do setor privado quanto o planejamento original de leiloar o Santos Dumont isoladamente.

HotéisRio e Rio Convention Bureau se posicionam

Em um depoimento divulgado à imprensa, Alfredo Lopes, presidente da associação do HotéisRio, apontou que a saída da Changi do país é “muito ruim, pois causa uma insegurança jurídica e demonstra total despreparo no trato com investidores em nosso país.”

“Agora, obviamente, a oportunidade de fazer a concessão conjunta dos aeroportos Galeão e Santos Dumont torna a situação muito melhor para o Rio de Janeiro, porque torna os dois equipamentos complementares.

Precisamos acompanhar o processo porque nada pode ser feito de forma tão açodada. A empresa anunciou que ia sair ontem, e ontem mesmo o ministro achou que tudo estava ótimo e que faria a concessão dos dois aeroportos. Talvez tivesse sido melhor ter tentado fazer um acordo com a Changi antes dela sair, para que operasse os dois aeroportos de forma conjunta. Seria muito mais lógico.”

Alfredo Lopes, presidente da HotéisRio
Alfredo Lopes, presidente da HotéisRio. (Foto: Divulgação)

Enquanto isso, a Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB) lamentou a decisão da concessionária de devolver a administração do aeroporto, ressaltando o histórico de serviços em conjunto para o aeroporto Tom Jobim. A Rio CVB ainda apontou que a concessionária teve papel importante na captação de eventos internacionais e na promoção da cidade como um destino de lazer e negócios.

“Apesar disso, a proposta de licitação conjunta do Galeão e do Santos Dumont pode ser a solução para o impasse recente envolvendo a concessão do aeroporto no Centro do Rio. O modelo que havia sido proposto pelo governo federal, prevendo a expansão do número de voos no Santos Dumont, geraria uma disputa predatória com o aeroporto internacional, prejudicando a malha aérea do principal destino turístico do país.

Portanto, a realização da licitação dos dois aeroportos em bloco deve garantir que os terminais funcionem de forma complementar, gerando um equilíbrio nas operações. Desta forma, o Rio Convention Bureau torce para que esta situação seja resolvida o quanto antes para evitar prejuízos não só para o turista mas também para a economia do Rio de Janeiro.”

Últimas notícias

No terceiro dia da Convenção Schultz, agentes visitam o Jardim Botânico e Morretes; veja fotos

No terceiro dia da XVII Convenção Schultz, neste domingo...

Schultz apresenta novidades para agentes de viagens na XVII Convenção em Curitiba

Aconteceu neste sábado (29), no Centro de Convenções do...

Schultz reforça segurança financeira e estratégias para proteção nas vendas

Curitiba (PR) - A XVII Convenção da Schultz, realizada...

Durante a XVII Convenção da Schultz, Jalapão e Chapada das Mesas são apresentados

Curitiba (PR) - A XVII Convenção da Schultz, realizada...

Vital Card apresenta novos em planos e coberturas na XVII Convenção da Schultz

Curitiba (PR) - A XVII Convenção da Schultz, realizada...

Tópicos

spot_img

Relacionados