Durante a WTM Latin America 2022, Miriam Ester Dabian e Jordan Schlipken Croes, da Autoridade de Turismo de Aruba, comemoraram a performance positiva do destino caribenho na retomada pós-covid.

Para o ano de 2021, já foi analisada uma recuperação de 95% do volume de turistas em comparação a 2019, e a expectativa para ambos é de observar um crescimento continuado.

Focalizando nos turistas brasileiros, estes tiveram permissão para desembarcar no destino apenas em junho do ano passado. Entre julho e dezembro, foram cerca de 4 mil brasileiros visitando Aruba, contra 11 mil durante todo o ano de 2019.

Além disso, o país quase recuperou a mesma quantia de itinerários de 2019, tanto para Bogotá (Colômbia) quanto Panamá.

Para os executivos, é muito importante garantir seu comparecimento na WTM para conversar com agentes, operadores e companhias aéreas, alinhando novos planejamentos e promoções. No fim do ano, por exemplo, retomarão os eventos de Beach Tennis a partir de novembro.

Dabian reforça que o destino já deixou de exigir comprovante vacinal e testes obrigatórios dos turistas, apenas exigindo o seguro obrigatório, que pode ser adquirido por US$ 15.

Por fim, ela reforça a importância do setor turístico para o país, ressaltando que a indústria é responsável por 92% do PIB gerado localmente.