BRL - Moeda brasileira
EUR
6,38
USD
5,42

Chegada de estrangeiros ao Brasil deve superar ní­vel pré-pandemia em 2024

Enquanto o resto do mundo deve retomar o volume de viagens internacionais aos níveis da pré-pandemia somente em 2025, o Brasil e países da América do Sul e Central estão mais acelerados neste processo e podem atingir esse patamar até 2024. É o que aponta estudo divulgado pela Globaldata – empresa de análise e consultoria de dados sediada na Inglaterra.

De acordo com o estudo, para a América do Sul e Central, está previsto crescimento de 2,66% em relação às chegadas internacionais de 2019. Em 2025, o número salta para 4,31% a mais do que antes da pandemia. O Brasil acompanha o ritmo de recuperação: em 2024, a previsão é de acréscimo de 0,89% em relação à 2019, quando mais de 6,3 milhões de estrangeiros chegaram ao país. Já em 2025, a projeção é de 2,07% maior do que 2019.

“O cenário de retomada do setor está cada vez mais claro e estamos intensificando nossas ações com campanhas, presenças em feiras e eventos internacionais, além de outras articulações”, afirma o presidente da Embratur, Silvio Nascimento. “Estamos confiantes de que o aumento da promoção dos destinos brasileiros em países do exterior vai contribuir para alcançarmos e superarmos os níveis pré-pandemia ainda mais rápido”, confia.

De acordo com a análise da GlobalData, o crescimento mundial das viagens internacionais será constante até a recuperação total em 2025. As partidas atingirão 68% dos níveis pré-pandemia ainda em 2022 e devem melhorar para 82% em 2023, alcançando 97% em 2024. A recuperação completa ocorrerá em 2025, com um 1,5 bilhão de partidas internacionais.

Malha aérea

A malha aérea internacional brasileira tem sido um importante termômetro da retomada. O setor chegou, em abril de 2022, ao total de 2.983 voos mensais, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O dado aponta um crescimento de quase 200% comparado ao mesmo período de 2021, o que possibilita aos viajantes de todo o mundo ter cada vez mais opções de deslocamentos ao Brasil.

De janeiro a abril, foram criados ou retomados 122 voos, além de 40 frequências adicionais que entraram em operação. E, até janeiro de 2023, estão previstos mais 24 voos vindos de outros países e nove serão retomados ou terão sua frequência ampliada.

Outro dado animador para o setor do turismo é o retorno dos estrangeiros ao país. De acordo com o Sistema de Tráfego Internacional (STI), da Polícia Federal, foi registrada, entre janeiro e fevereiro deste ano, a entrada de mais de 530 mil turistas estrangeiros no país.

Leia também: Braztoa: internacional cresce, mas preços freiam alta no 1T22

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Copa Airlines lança rota direta entre...

Nova operação conectará Bahia ao Hub das Américas com quatro voos semanais e acesso a mais de 80 destinos no continente

Expo Turismo Goiás reúne público em...

Feira reúne mais de 150 expositores e celebra a força do turismo regional com premiações e conteúdos focados em tecnologia e negócios

Brasilturis 897 – Junho 2025

IOF EM ALTA - Nova alíquota sobre remessas internacionais...

Expo Turismo Goiás se consolida como...

Idealizada por Eliene Meireles e Rose Páscoa, feira chega à 5ª edição com expectativa de expansão internacional, foco em tecnologia e valorização das mulheres no setor

Rumores sobre desastre natural afetam turismo...

Governo nega possibilidade de previsão precisa e reforça confiança nos sistemas de monitoramento e segurança do Japão

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS