A Frente Parlamentar Mista da Hotelaria Brasileira (FPhotel) realizou uma reunião significativa na manhã do dia 27 de março, contando com a participação de mais de mil empresários do ramo hoteleiro e representantes de entidades e sindicatos laborais de todo o país. O encontro teve lugar no Plenário da Câmara dos Deputados com o objetivo de defender o Programa Emergencial de Recuperação do Setor de Eventos (Perse).

Com a presença de mais de 200 parlamentares, a comissão teve como propósito discutir os impactos da medida provisória 1202/2023, que prevê a extinção do programa, nos setores de turismo, hotéis e eventos. Os participantes apresentaram argumentos em prol da manutenção do Perse e buscaram estabelecer um acordo junto ao Governo Federal e ao Congresso Nacional.

Os discursos proferidos durante a reunião enfatizaram a importância do Perse para o turismo e para a economia nacional. O deputado federal Gilson Daniel, líder da Frente Parlamentar Mista da Hotelaria, ressaltou a relevância histórica da luta pela preservação do programa. Da mesma forma, o presidente da Comissão de Turismo, Paulo Litro, destacou o impacto econômico significativo do Perse.

Manoel Linhares, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), foi outro participante proeminente do evento, enfatizando a importância do programa para o setor hoteleiro. Além dele, os presidentes de diversas entidades, como Sindepat, FOHB, Unedestinos, Hi Hostel e Abmoteis, também defenderam veementemente a continuidade do Perse, alertando para os efeitos prejudiciais que a proposta do Governo poderia ter sobre o setor de turismo.

A sessão teve como objetivo principal destacar a importância do programa para as empresas do setor de turismo, expressar a discordância do setor em relação à medida proposta e salientar os danos que ela poderia causar em diversos segmentos.

O Perse, aprovado em maio de 2021, desempenhou um papel crucial na recuperação de empresas do setor de turismo, viagens e eventos, que representam uma parcela significativa da economia nacional. Durante o evento, os deputados defenderam veementemente a manutenção do Perse sem alterações, enfatizando sua importância para a recuperação de vários setores econômicos, incluindo o hoteleiro, parques, eventos, agenciamento e destinos. A continuidade do programa está sob ameaça, e é necessária uma união de esforços para garantir sua preservação.