BRL - Moeda brasileira
EUR
6,40
USD
5,43

Bolsonaro veta retorno do despacho gratuito de bagagem

Na última terça-feira (14), a Secretaria-Geral da Presidencia anunciou o veto do presidente Jair Bolsonaro, referente a volta do despacho gratuito de bagagem. O veto será analisado pelo Congresso, que terá 30 dias para decidir sobre o assunto.

A Câmara dos Deputados aprovou a medida provisória no final do mês de maio, porém a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aérea), Alta (Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo), Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo) e Jucairb (Junta de Representantes das Companhias Aéreas Internacionais do Brasil) chegaram a solicitar a negação da medida ao Governo Federal e à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A justificativa de Bolsonaro para o veto é de que, em caso de aprovação, o despacho gratuito da bagagem causaria o efeito contrário ao esperado. Isso aumentaria os custos dos serviços aéreos. Quanto mais bagagens, maior o peso da aeronave e o consumo de combustível.

Desde 2017, quando foi liberada a cobrança pelo despacho das bagagens no país, as cias aéreas já faturaram cerca de R$ 3 bilhões com o serviço, sendo “interrompido” somente durante a pandemia, quando houve redução nas atividades aéreas.

Em outra oportunidade, Jair Bolsonaro também fala no impacto da medida em relação a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), já que nenhum dos países membros do grupo adotam a gratuidade do despacho, podendo causar, assim, uma “intervenção” na aviação mundial.


Leia também: Sita divulga relatório detalhando aumento de bagagens extraviadas

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Antecipar para aproveitar: o novo jeito...

Como a antecipação virou estratégia para viver férias com mais prazer e mais tranquilidade

FOHB realiza VII Fórum Nacional da...

Com o tema “Conhecimento e Inspiração”, evento do FOHB reúne líderes do setor no dia 15 de setembro no Pullman São Paulo Vila Olímpia

Disney Cruise Line acelera expansão com...

Disney Cruise Line lança dois novos navios em 2025, expande operações para a Ásia e reforça seu modelo de cruzeiros com experiências imersivas

Gramado suspende novos hotéis e restaurantes...

Medida visa reavaliar infraestrutura urbana e reforçar ações ligadas ao saneamento básico e mobilidade

Brasilturis 897 – Junho 2025

IOF EM ALTA - Nova alíquota sobre remessas internacionais...

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS