BRL - Moeda brasileira
EUR
6,49
USD
5,55

Bolsonaro veta retorno do despacho gratuito de bagagem

Na última terça-feira (14), a Secretaria-Geral da Presidencia anunciou o veto do presidente Jair Bolsonaro, referente a volta do despacho gratuito de bagagem. O veto será analisado pelo Congresso, que terá 30 dias para decidir sobre o assunto.

A Câmara dos Deputados aprovou a medida provisória no final do mês de maio, porém a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aérea), Alta (Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo), Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo) e Jucairb (Junta de Representantes das Companhias Aéreas Internacionais do Brasil) chegaram a solicitar a negação da medida ao Governo Federal e à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A justificativa de Bolsonaro para o veto é de que, em caso de aprovação, o despacho gratuito da bagagem causaria o efeito contrário ao esperado. Isso aumentaria os custos dos serviços aéreos. Quanto mais bagagens, maior o peso da aeronave e o consumo de combustível.

Desde 2017, quando foi liberada a cobrança pelo despacho das bagagens no país, as cias aéreas já faturaram cerca de R$ 3 bilhões com o serviço, sendo “interrompido” somente durante a pandemia, quando houve redução nas atividades aéreas.

Em outra oportunidade, Jair Bolsonaro também fala no impacto da medida em relação a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), já que nenhum dos países membros do grupo adotam a gratuidade do despacho, podendo causar, assim, uma “intervenção” na aviação mundial.


Leia também: Sita divulga relatório detalhando aumento de bagagens extraviadas

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Brasilturis 898 – Julho 2025

DO JEITO QUE O BRASILEIRO GOSTA - Armadoras investem...

Administradoras judiciais da 123 Milhas alertam...

Mais de 800 mil credores devem ignorar pedidos de dados bancários por canais não oficiais; pagamentos ainda não foram liberados no plano de recuperação judicial

Smiles fecha parceria com BTG Pactual...

Nova aliança permite converter pontos do BTG em milhas Smiles para uso em passagens, hotéis, seguros e mais

Agaxtur reforça canal B2B e premia...

Operadora Agaxtur homenageia principais vendedores da NCL e inicia pacote de relacionamento com o canal B2B

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS