O relatório Sita Baggage IT Insights 2022 apontou que, com o aumento nos voos de longo curso com conexões em 2021, a taxa de malas atrasadas na transferência de voos aumentou para 41% globalmente, um salto de quatro pontos percentuais em relação a 2020. A taxa de manuseio incorreto em nível global nas rotas internacionais é de 8,7 malas a cada mil passageiros (cerca de 4,7 vezes maior em comparação com as rotas domésticas), enquanto apenas 1,85 para rotas domésticas.

As malas atrasadas representaram 71% de todas as malas extraviadas em 2021, alta de dois pontos percentuais em relação ao ano anterior. Enquanto isso, o número de malas perdidas e roubadas aumentou para 6%. Contudo, do lado positivo, o número de malas danificadas e furtadas diminuiu para 23%.

A Sita explicou em comunicado que os cortes em companhias aéreas, aeroportos e manuseio em terra durante a pandemia afetou recursos e conhecimentos dedicados ao gerenciamento de bagagens, ocasionando o aumento. A empresa acrescentou que a taxa pode “continuar a aumentar e se tornar muito mais alta do que era antes da pandemia” caso esse problema não seja corrigido.

O provedor está pedindo a digitalização dos serviços para corrigir a situação, citando a introdução de iniciativas de autoatendimento em 2021, como opções de etiquetagem de bagagem em quiosques e dispositivos móveis dos passageiros. De acordo com a sita, 90% das companhias aéreas e três quartos dos aeroportos planejam disponibilizar serviços de despacho de bagagem sem toque e sem assistência até 2024.

Tecnologia a favor das bagagens

A United Airlines lançou recentemente um novo serviço que permite aos passageiros fazer o check-out de suas malas em aeroportos selecionados dos EUA, enquanto no ano passado o aeroporto de Heathrow testou uma tecnologia que permite aos viajantes interagir com suas máquinas de entrega de malas sem ter que tocá-las fisicamente.

“A indústria agora precisa fazer mais com menos. À medida que saímos da pandemia, o foco de nossos clientes continua sendo o gerenciamento seguro do transporte de bagagem de passageiros de ponta a ponta, mas agora eles também devem reduzir o custo total e o treinamento necessário. Há uma pressão significativa para aumentar a eficiência operacional, o que está acelerando a digitalização”, disse David Lavorel, CEO da Sita.

A Sita também afirmou em um comunicado à imprensa que a digitalização ajudará a economizar recursos e garantir que as operações possam se adaptar rapidamente ao número flutuante de passageiros. “Não há melhor maneira de garantir a eficiência nas operações de bagagem do que evitar o manuseio incorreto em primeiro lugar, evitando os custos e recursos adicionais necessários para repatriar malas para seus proprietários”, acrescentou.

A empresa citou sua solução World Tracer Lost and Found Property como um exemplo, que devolve itens deixados para trás em aeronaves ou aeroportos para seus proprietários usando tecnologia de IA que pesquisa um banco de dados global de imagens e descrições para corresponder o item encontrado a um relatório de item ausente.


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