A Embratur espera superar a marca de 4 milhões de visitantes internacionais até o fim de 2022. A agência está com o seu maior orçamento para promoção da história, com US$ 20 milhões (sendo o último recorde US$ 8,5 milhões em 2018), e busca recuperar o índice de 6,5 milhões de visitantes internacionais no Brasil até 2024, além de negociar o retorno da oferta de voos ligando o exterior ao território nacional.

Até 2019, ano pré-pandemia, o Brasil recebia cerca de 6,5 milhões de visitantes internacionais anualmente. Contudo, assim como o restante do mundo, o fluxo foi interrompido com o alastramento da covid-19 no planeta. Neste cenário, a agência realizou a promoção do turismo interno, até junho de 2021, quando então pode retomar a promoção para o exterior.

“Propus [para a American Airlines] fazer um aporte para a retomada de um dos voos, o que está sendo analisado”

Para este ano, o Sebrae investiu US$ 20 milhões (ou cerca de R$ 100 milhões) para a promoção do Brasil no exterior. Para 2023, haverá um novo aporte de mesmo valor do Sebrae, porém já há negociações em aberto com outras empresas para se tornarem investidoras, conforme previsto pela conversão da entidade em Agência, podendo receber dinheiro de investidores privados.

“Entendo que a intenção dos parlamentares em fazer a Embratur investir dentro do Brasil foi boa, mas isso teve um efeito colateral muito grande que foi tirar a gente das prateleiras do mercado internacional, ficando um ano e meio fora, então a retomada não é fácil, a sorte é que temos uma marca forte de Brasil no mundo, por tudo o que temos a oferecer”, salientou Silvio Nascimento, presidente da Embratur, ressaltando que a maior dificuldade de promoção atualmente é falta de conectividade aérea, mas adiantou que negociações com as companhias estão em andamento.

“Estive no Panamá há pouco tempo onde me reuni com a Copa e garantimos o aumento das rotas já existentes e, agora em junho, eles irão aumentar as frequências. Em Nova York me reuni com a American e consultamos a retomada de rotas a partir de outras cidades e, infelizmente, recebi a negativa. Porém, propus fazer um aporte para a retomada de um dos voos, o que está sendo analisado“, continuou o executivo.

Roadshows Embratur

No fim de junho, a Embratur concluiu o clico de roadshows pela América do Norte tendo passado por Nova York, Chicago, Miami e Los Angeles, nos Estados Unidos, além de Toronto, no Canadá. O chamado Brazil Experience promoveu 524 capacitações, mil rodadas de negócios entre o trade nacional e internacional e 7 mil contatos comerciais.

Também no último mês, os vizinhos da América do Sul também tiveram um roadshow da agência na Argentina, Chile, Colombia, Paraguai e Uruguai. Os eventos ao longo de junho geraram 648 capacitações, 900 rodas de negócios e geraram 9,2 mil contatos comerciais de retorno.

“Neste ano estamos mais focados e ritmo na promoção internacional, muito em decorrência do recorde de recursos de US$ 20 milhões, com o contrato junto ao Sebrae. Sabemos que o valor ainda é aquém do que poderíamos ter, mas estamos fazendo muito já com este valor”, disse Karisa Nogueira, diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, resumindo as ações do primeiro semestre.

Dentre outras ações já realizadas na primeira metade de 2022, estão campanhas publicitárias específicas para mercados-chave como Argentina e Estados Unidos, que já movimentaram metade do orçamento recorde.


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